Está oficialmente aberta a colheita da Soja no Estado

Está oficialmente aberta a colheita da Soja no Estado

Na manhã desta sexta-feira, 24, aconteceu a Abertura Oficial da Colheita da Soja, em Tupanciretã na Agropecuária Richter. O Governador do Estado, José Ivo Sartori, o Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, secretário dos Transportes do Rio Grande do Sul Pedro Westphalen e demais autoridades participaram da solenidade. De acordo com o 4º levantamento da Conab a safra 2016/17 tem a expectativa de produzir 215,3 milhões de toneladas ou 28,6 milhões de toneladas frente à safra anterior (186,7 milhões t).

O resultado positivo se deve à produtividade média das culturas, em recuperação da influência negativa das condições climáticas da safra passada. A área total também tem previsão de ampliação em 1,3% ou 745,6 mil hectares quando comparada à safra anterior, podendo chegar a 59,1 milhões de hectares.

Segundo o Governador Ivo Sartori chegou a hora de acreditarmos no Rio Grande do Sul – “O governo do Estado vem tomando as medidas para o futuro, com todas as dificuldades a indústria de equipamentos e máquinas agrícolas no Rio Grande do Sul se sustentou, por causa da produção agrícola, por outro lado se nós tivemos gente que foi pra fora, agora chegou a hora de voltarmos todos para cá. Temos muitas caminhadas, tivemos uma boa produção de milho com alta qualidade e vamos ter talvez a maior produção de soja da história do Rio Grande do Sul, agora isso não basta, nós do governo procuramos fazer a nossa parte ajudando e não atrapalhando, melhorando os licenciamentos, questões burocráticas, trazendo programas que cuidem do nosso solo e da água, pois este é o caminho da redenção do nosso Rio Grande do Sul”, enfatiza o Governador Ivo Sartori.

Tupanciretã é o maior produtor de soja do Rio Grande do Sul, tendo colhido mais de 390 mil toneladas na safra 2014. O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor do Brasil, que é o segundo país na lista dos maiores produtores do grão em todo o mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos

← Colheita dos grãos de verão avança no Estado Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia discute produção de sementes →

Deixe seu comentário aqui