Bayer, Santander, Unilever e Yara se unem para estimular a sustentabilidade na cadeia da soja

Bayer, Santander, Unilever e Yara se unem para estimular a sustentabilidade na cadeia da soja

Bayer, Santander, Unilever e Yara se unem para estimular a sustentabilidade na cadeia da sojaQuatro grandes grupos ligados direta ou indiretamente à produção de alimentos no Brasil – Bayer CropScience, Santander, Unilever e Yara Fertilizantes – se uniram para estimular a cadeia nacional da soja a se adequar aos mais completos padrões internacionais de conformidade socioambiental do agronegócio. O programa Produzindo Certo vai apoiar os produtores na obtenção da certificação RTRS (Round Table Responsible Soy) e está alinhado com a Convenção de Estocolmo, que regulariza o uso de defensivos agrícolas no mundo.

Ao assumir os compromissos com a adoção de boas práticas de produção, responsabilidade social e a correta gestão de recursos naturais, o produtor fica em dia com a legislação ambiental e ainda tem acesso facilitado a linhas de financiamento, além de abrir mercado para a venda da soja aos mais exigentes compradores internacionais.

O programa é gerenciado pela Aliança da Terra, uma Organização de Sociedade Civil (OSCIP) fundada em 2004 e que atua com mais de 800 produtores rurais em todo o País. Inicialmente, o Produzindo Certo será oferecido nas regiões produtoras de soja de Uberlândia (MG) e Rio Verde (GO).

“O primeiro passo foi entrar em contato direto com os produtores rurais sugeridos pelas empresas parceiras. Para os que aceitaram aderir ao projeto, oferecemos acesso a um pacote de benefícios oferecido pelas marcas apoiadoras”, explica Aline Maldonado Locks, gerente geral da Aliança da Terra. A partir disso, os agricultores recebem a visita técnica da OSCIP.

Os produtores receberão visitas técnicas e auxílio nas adequações necessárias. E também poderão contar com cursos e consultorias oferecidos pelas empresas parceiras. Apenas na primeira fase do programa, foram levantados 132 de clientes com potencial para certificação em Goiás e Minas Gerais – o foco inicial será dado às regiões produtoras de Uberlândia (MG) e Rio Verde (GO).

Os apoiadores adotarão linhas complementares de apoio ao produtor: 
Bayer CropScience – Colocará à disposição o Valore, sua certificação reconhecida na produção agrícola. Para isso, disponibilizará serviços técnicos, soluções integradas para o manejo das lavouras e sua plataforma de relacionamento com o campo. A empresa também pretende valorizar a soja pelo seu processo de barter.
Santander – Dará mais agilidade à avaliação de crédito do produtor participante para o financiamento às suas atividades agropecuárias, por meio das linhas de Crédito Rural, CPR ou Repasses do BNDES, priorizando o atendimento a estes clientes.
Unilever – Compromete-se com a compra de todos os créditos provenientes da certificação da soja.
Yara – Seus técnicos priorizarão as propriedades do programa em suas visitas, dando todo o apoio necessário para a melhor nutrição das plantas, com assistência técnica personalizada.

Coquetéis de lançamento
Programa Produzindo Certo em Rio Verde (GO)
Cidade: Rio Verde
Quando: 27/08, às 19h
Local: Blue Tree Towers – Av. Agua Santa, Rio Verde (GO)

← De olho no futuro do agronegócio Cenários 2016-2026 para o Agronegócio. O mundo veio convidar o Brasil para crescer. Vamos aceitar o convite? →

Deixe seu comentário aqui