Bom plantio e estabelecimento de um ótimo stand de plantas para a safra 2016/2017

Bom plantio e estabelecimento de um ótimo stand de plantas para a safra 2016/2017

bom plantio cotrisojaO sucesso e o rendimento desejados na lavoura só são alcançados quando se faz um bom planejamento estratégico. Cuidados no plantio, tais como: semente de boa qualidade, temperatura e umidade do solo, velocidade de plantio, profundidade de semeadura, entre outros, propiciam um stand de lavoura adequado para cada cultivar, fatores estes essenciais para o sucesso na colheita.

Com quase 95% das lavouras de soja plantadas na região de atuação da Cotrisoja, vem também alguns anseios e preocupações por parte do produtor: é chegada a hora de prestar atenção no clima e nos tratos culturais para obtermos uma ótima safra.

>>Leia também: A importância do vigor nas sementes

O manejo de plantas daninhas é essencial nesta faze de implantação e estabelecimento da soja, pois, além do efeito alopático de algumas plantas invasoras a competição com a soja por espaço, luz, água e fertilidade reduz expressivamente o potencial produtivo da lavoura. Outro cuidado que o produtor deve ter nesta fase sãoos diversos insetos e patógenos presentes e que possam causar algumas injurias na plântula, visto que nesta fase a planta está definindo o potencial produtivo e deve se manter sadia e bem nutrida.

Com a confirmação pelos meteorologistas do fenômeno climático “La Ninha”, tendenciado para um ano de neutralidade climática, é redobrada a atenção para uma ótima recomendação. O Departamento TécnicoAgrícola da Cotrisoja está empenhado em orientar os associados da melhor forma possível quanto ao manejo para as diferentes fases e estágios da cultura da soja, sempre com o objetivo de alcançarmos a máxima expressão produtiva de cada cultivar e obtermos maior rentabilidade para o produtor.

Augusto Schweing – Engenheiro Agrônomo

← Pesquisa identifica possíveis entradas de nova praga no Brasil Compactação: desafio às altas produtividades →

Deixe seu comentário aqui