Clima permite realização de tratos culturais nas lavouras de soja do RS

Clima permite realização de tratos culturais nas lavouras de soja do RS

As condições climáticas da semana favoreceram a entrada de máquinas nas lavourasDe acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta semana, com a umidade do solo restabelecida na última quinzena, a cultura da soja apresenta bom desenvolvimento vegetativo. As condições climáticas da semana favoreceram a entrada de máquinas nas lavouras, e os tratos culturais estão sendo realizados, principalmente com fungicidas. Plantações de variedades precoces estão em floração e início de formação de vagens.

Nas áreas colhidas de milho silagem destinadas ao plantio da soja, fora do zoneamento agroclimático, já iniciou o plantio, prática que foi intensificada a partir da quinta-feira passada, destaca o Informativo. Em alguns casos foram constatadas ocorrências de lagartas, diabrótica, trips e ácaros, porém, abaixo dos níveis que implicam controle.

“De maneira geral, em nível de Estado, não temos relatos de grandes ataques de lagartas. Nas várias unidades de referência técnica acompanhadas pela Emater/RS-Ascar não foram utilizados inseticidas, pois os níveis não justificam a prática”, comenta o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura.

>> Leia também: Nova alternativa de enxofre para a soja

Em várias lavouras sentinelas espalhadas pelas regiões produtoras, não foi detectada a presença de ferrugem no material coletado para análise no laboratório da Unicruz. Os preços vêm sendo praticados na média de R$ 67,53/sc.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Mateus de Oliveira
imprensa@emater.tche.br

← Descubra o segredo para as altas produtividades - 6ª Noite de Campo Soja volta a subir após 4 sessões de baixas em Chicago nesta 3ª feira; dólar mais fraco contribui - Via Notícias Agrícolas →

Deixe seu comentário aqui