Conservação de Solo e Água será assunto de Fórum durante a Fenatrigo

Conservação de Solo e Água será assunto de Fórum durante a Fenatrigo

fenaA Emater, em conjunto com a Fenatrigo, CCGL e Unicruz, trará para Cruz Alta o Fórum Regional de Solo e Água. O evento está baseado nas atividades previstas no Programa de Conservação de Solo e Água do Rio Grande do Sul, que visa conservar as qualidades físicas, químicas e biológicas e retenção de água do solo.

O possível La Niña que está previsto reforça a necessidade desses cuidados. Gustavo Basso, extensionista da Emater de Cruz Alta e organizador do Fórum comentou o assunto: “O La Niña previsto pode fazer com que tenhamos chuvas em menos quantidade, então temos que ter um solo estruturado fisicamente e biologicamente pra reter água e disponibilizar nutriente pras plantas.”

O evento trará no dia 20/10 às 14h Eng° Agr° M.Sc. José Ruedell, que falará sobre o sistema do plantio direto e todos os processos que o evolvem. Na sequência, as 15h30min, três agricultores trarão os relatos das atividades de preservação do solo que desenvolvem em suas propriedades. Edi Verner Jann, Cláudio Macagnan e Vanderlei Neu trarão a visão do produtor para mostrar a realidade da aplicação desses conceitos na lavoura. Logo após as 19h o Eng° Agr° Dr. Edemar V. Streck, da Emater RS, para falar sobre o Programa Estadual de Conservação de Solo e Água. O evento encerra com a participação da Agra Dra Madalena Boeni da FEPAGRO, as 20h, que fará seu relato sobre o trabalho feito na estação experimental em Júlio de Castilhos nas questões de conservação de solos, retenção e qualidade da água.

>>Leia também: A Era dos Biológicos 

 “Através de um sistema em que a água fica dentro da área agricultável, ela não carrega partículas de solos, de defensivos agrícolas e fertilizantes para os cursos hídricos.” Acrescenta Gustavo sobre a importância de manter a água na Lavoura.  O Fórum acontece no Parque Integrado de Exposições de Cruz Alta, durante a Fenatrigo, e a entrada é franca.

← Rentagro Consultoria em Agronegócio faz seu lançamento oficial na XIII Fenatrigo MANIFESTO DOS PRODUTORES DE LEITE DE JÚLIO DE CASTILHOS →

Deixe seu comentário aqui