Demanda e Farelo de Soja

Demanda e Farelo de Soja

farelo da sojaAinda nesta quarta-feira, o mercado do farelo de soja fechou a sessão em campo positivo na Bolsa de Chicago e ajudou a amenizar baixas registradas pelo grão. As altas entre os principais vencimentos – que superam os US$ 350,00 por tonelada – foram de 0,63% a 1,40%.

O esmagamento de soja nos Estados Unidos registrou o melhor junho da história e trouxe estímulo às cotações na CBOT. De acordo com os números divulgados pela Associação Nacional de Processadores de Oleaginosa dos EUA (Nopa), foram esmagadas 3,877 milhões de toneladas de soja, um volume recorde para o mês no país.

O total atendeu às expectativas do mercado e é 20% maior do que o registrado em junho de 2014, quando foram processadas 3,231 milhões de toneladas da oleaginosa. Na temporada 2014/15, o volume já processado de soja pelo EUA chega a 40,771 milhões de toneladas.

As margens de esmagamento nos EUA têm se mostrado bastante favoráveis e, segundo explica  Liones Severo, consultor de mercado do SIM Consult, o consumo de farelo de soja é maior em relação aos anos anteriores, não só nos EUA, mas também nos principais demanadadores mundiais.

“Apesar da gripe aviária, o consumo doméstico americano está 7% maior (do que o registrado na temporada anterior). A equivalência em grão do aumento do consumo de farelo corresponde a cerca de 15 milhões de toneladas que, somado ao aumento das exportações de grãos, somam cerca de 28 milhões de toneladas. As grandes safras estão sendo, literalmente, engolidas pelo consumo”, afirma.

Segundo informou a Oil World nesta terça-feira (14), as exportações conjuntas de Argentina, Brasil e Estados Unidos subiram para 13,27 milhões de toneladas em junho, ou 46% a mais do que o registrado no mesmo período do ano anterior diante de uma maior demanda vinda, principalmente, da China, África, Irã, Coreia do Sul e Tailândia.

“A outra parte do mundo que importa farelo de soja tem desempenho semelhante. A exportação Argentina 16%, Estados Unidos 12% e Brasil 7%, todos acima do ano passado, no mesmo período”, completa Severo.

← Soja: Preços voltam a subir em Chicago nesta 5ª Soja fecha em baixa na CBOT, mas altas do farelo amenizam perdas nesta 4ª feira →

Deixe seu comentário aqui