Estoques globais de grãos reduzem ameaça de crise alimentar, diz FAO

Estoques globais de grãos reduzem ameaça de crise alimentar, diz FAO

Estoques globais de grãos reduzem ameaça de crise alimentarUma mudança brusca no tempo não provoca mais a ameaça de uma crise nos preços de alimentos, com os estoques de grãos recompostos e com governos agora prestando muito mais atenção à agricultura, disse um economista sênior das Nações Unidas em entrevista nesta segunda-feira.

“A reserva é grande e problemas inesperados podem ser resolvidos com os estoques”, disse o economista sênior da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Abdolreza Abbassian. Secas em importantes países produtores de grãos em 2007/08 e 2010/11 causaram uma forte alta nos preços, levando milhões de pessoas à condição de pobreza, além de disparar protestos e ajudar a derrubar alguns governos.

“Nós fomos de uma situação apertada para condições super amplas… parece que você tem uma boa reserva mesmo para choques de oferta aqui e ali. Nós podemos ter El Niño este ano, por exemplo”, disse Abbassian, que está em Londres para a conferência anual do Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês).

O padrão climático de El Niño ameaça a produtividade de milho, trigo e arroz em algumas regiões do planeta. “Um fortalecimento de El Niño alguns anos atrás seria o assunto no mundo inteiro, mas essa não é a mesma situação”, acrescentou.

Fonte: Reuters

← Caso de mormo provoca suspensão de competição com cavalos no RS Agronegócio tem participação recorde de 51,5% nas exportações brasileiras em maio →

Deixe seu comentário aqui