Fundação Pró-Sementes lança Programa de Certificação de Qualidade Fisiológica – SEMENTES PREMIUM | Agrocampo | Notícias do campo, agricultura, agronegócio, tecnologias, cadeias produtivas, produção agrícola e o fortalecimento do setor no mercado

Fundação Pró-Sementes lança Programa de Certificação de Qualidade Fisiológica – SEMENTES PREMIUM

Fundação Pró-Sementes lança Programa de Certificação de Qualidade Fisiológica – SEMENTES PREMIUM

Fundação pro sementes trigoCom o objetivo de valorizar as sementes com alta qualidade fisiológica, a Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa lança o Programa de Certificação de Qualidade Fisiológica – Sementes Premium. Trata-se de um projeto que visa identificar lotes de qualidade superior de sementes de soja e trigo das categorias genética, básica, certificada de primeira geração (C1), certificada de segunda geração (C2), S1 e S2.

Poderão participar produtores de sementes de todo o Brasil inscritos no RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas). Os interessados devem entrar em contato com a Fundação Pró-Sementes e, mediante assinatura de contrato, solicitar amostragem dos lotes de interesse. Estas amostras serão analisadas em laboratórios vinculados ao programa, que realizarão testes de germinação em areia, vigor em areia e vigor pelo processo de envelhecimento acelerado. Os lotes que atenderem ao padrão mínimo de 90% de germinação e 80% de vigor para sementes de soja, e 95% de germinação e 85% de vigor para sementes de trigo, receberão o selo de Sementes Premium. O padrão de vigor deverá ser atendido em ambos os testes para que o lote receba a certificação.

De acordo com o diretor técnico e administrativo da Fundação Pró-Sementes, José Hennigen, o uso de Sementes Premium poderá acarretar em uma economia na implantação da lavoura, já que a semente com maior germinação e vigor pode ser utilizada em menor quantidade.

“Semente de alta qualidade representa o estabelecimento de uma lavoura uniforme, com emergência e stand ideais”, destaca Hennigen. O engenheiro agrônomo explica que alta germinação, agregada ao alto índice de vigor, permite a implantação e o desenvolvimento uniforme das plantas. “Aliadas às características genéticas e à biotecnologia, as sementes com qualidade superior poderão resultar em altas produtividades no campo”, conclui.

O Programa de Certificação De Qualidade Fisiológica – Sementes Premium, será lançado no dia 04 de agosto, durante a programação do IV Encontro de Produtores de Sementes do RS e Treinamento de Responsáveis Técnicos, que acontece em Santana do Livramento entre 03 e 05 de agosto de 2015. Os interessados no Programa podem entrar em contato com a Fundação Pró-Sementes pelo telefone (54) 3314 8983 ou pelo e-mail premium@fundacaoprosementes.com.br.

← Soja: Mercado tenta nova recuperação e trabalha do lado positivo nesta 3ª feira em Chicago- Análise Notícias Agrícolas MARASCA OFICIALIZA NEGÓCIO COM COOPERATIVA →

Deixe seu comentário aqui