BtControl quebra ciclo de vida da Helicoverpa armigera

BtControl quebra ciclo de vida da Helicoverpa armigera

Helicoverpa armigera 2A primeira tecnologia brasileira para o controle da Helicoverpa armigera, o Bt Control, é produzida pela empresa Simbiose, com reconhecida qualidade que já comercializa mais de 50 fertilizantes biológicos para leguminosas e um fertilizante para gramíneas (Simbiose Maíz). Possui também uma linha completa de fertilizantes minerais foliares para as principais culturas agrícolas.

O BtControl, em recente pesquisa elaborada pelo professor Ricardo Antônio Polanczyk, da Universidade Estadual Paulista, campus Jaboticabal, apontou que os efeitos subletais do inseticida microbiológico quebraram o ciclo de vida de diferentes populações da Helicoverpa armigera.

O produto foi testado sobre várias populações de lagartas, isoladas em diferentes culturas: algodão, sorgo, citros e cana-de-açúcar. Os resultados de Polanczyk demonstraram mortalidade de até 100% nos primeiros estágios larvais de lagartas isoladas na soja logo nos primeiros dias após a aplicação do produto.

Outra constatação do estudo aponta que as lagartas que sobreviveram após a aplicação do BtControl sofreram efeitos subletais. “Cerca de 90% das lagartas sobreviventes aos tratamentos não chegaram ao estágio de pupa, e entre as sobreviventes que ‘empuparam’, nenhuma resultou em formação de adulto,” destaca o professor Ricardo.

O pesquisador ainda frisa que “os efeitos subletais do Bt nas lagartas são importantes, embora seja muito difícil de avaliar em condições de campo. Mesmo que a lagarta permaneça viva o seu desenvolvimento é afetado de tal forma que a sua capacidade de causar dano a planta é substancialmente comprometida, ou seja, para o agricultor ela está morta, pois não gera perda.”

Reconhecimento
Referência na produção de tecnologia para o campo, a Simbiose é bicampeã do prêmio “Vencedores do Agronegócio”, concedido pela Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul, a Federasul. A empresa é reconhecida pelos cases “Simbiose Agro, sustentabilidade e sucesso” e “BtControl: independência tecnológica e sustentabilidade”.

← Fosfito de potássio: uma estratégia eficiente para a manutenção de altas produtividades

Veja quem comentou

Deixe seu comentário aqui