Da LP à LO

Da LP à LO

villani topografia e irrigaçãoO compromisso junto ao agricultor, sua produtividade e o meio ambiente. Em meio as constantes oscilações climáticas o agricultor se sente frágil diante de um mercado agrícola que exige qualidade, produtividade e custos cada vez mais controlados, onde o bem maior que é a terra tem um alto custo e por isso o agricultor sente a necessidade em aumentar a produção sem o investimento em terras, a alternativa é acompanhar a tecnologia.

E é desta forma que a irrigação vem ao encontro do produtor. Para evitar frustrações de safras e sobre tudo buscar o aumento da produção mantendo os níveis uniformes ao longo dos anos. Para a instalação de uma irrigação é primordial que se tenha água e energia disponível (elétrica ou diesel). Logo, é imprescindível autorização (outorga) para utilização desses recursos.

Segundo Roque Z. Villani, diretor da Villani Topografia e Irrigação, o produtor deve fazer uma consulta a concessionaria de energia para verificar se há disponibilidade de energia suficiente para o projeto de irrigação. Caso não tenha o necessário, ele deve solicitar à concessionária o aumento de carga na sua propriedade.

Com base no levantamento de dados da área a ser irrigada, elabora-se o projeto de irrigação mais viável técnica e economicamente. Porém, ainda se faz necessário o projeto ambiental, que são as licenças de utilização da água para a instalação e operação do sistema. O Processo de licenciamento passa pela LP, LI e LO.

Licença Prévia (LP)
Licença que deve ser solicitada na fase de planejamento da implantação, alteração ou ampliação do empreendimento. Aprova a viabilidade ambiental do empreendimento, não autorizando o início das obras.

Licença Instalação (LI)
Licença que aprova os projetos. É a licença que autoriza o início da obra/empreendimento. São concedidas depois de atendidas as condições da Licença Prévia.

Licença de Operação (LO)
Licença que autoriza o início do funcionamento do empreendimento/obra. São concedidas depois de atendidas as condições da Licença de Instalação.

Roque ressalta que a empresa Villani executa todas as etapas necessárias para a implantação do projeto de irrigação, desde o levantamento de campo até a licença ambiental. Elaborando todos os processos para o produtor rural, desde o começo com o levantamento de campo, utilizando a cartografia, desenho do projeto de pivôs e as licenças.
Villani Topografia e Irrigação

← Demanda por alimentação saudável impulsiona uso de alternativas naturais na produção de hortifruti Distribuidores Bayer conhecem ferramentas que podem ajudar a desenvolver seus negócios →

Deixe seu comentário aqui