Irrigação de precisão, você já pensou nisso? | Agrocampo | Notícias do campo, agricultura, agronegócio, tecnologias, cadeias produtivas, produção agrícola e o fortalecimento do setor no mercado

Irrigação de precisão, você já pensou nisso?

Irrigação de precisão, você já pensou nisso?

Quando se fala em agricultura de precisão, a primeira coisa que vem na mente dos produtores está relacionada à fertilidade do solo. Mas, do que adianta resolvermos problemas de fertilidade se não resolvemos primeiro o problema do principal recurso agrícola: a água?

Para a empresa CropMetrics, que tem sede nos Estados Unidos, focada em soluções agronômicas avançadas e especializada em gerenciamento de irrigação de precisão, o uso da água neste setor deve ser feito de maneira responsável. Por isso, trouxe aos produtores brasileiros maneiras eficientes do seu uso e também de nutrientes e energia enquanto promove a conservação de recursos naturais, tornando-se uma das líderes na introdução do programa de irrigação à taxa variável – VRI (Variable Rate Irrigation). Para que você entenda melhor, essa tecnologia vem composta pelos seguintes serviços:

Virtual Optimizer Pro: combina múltiplas tecnologias de gerenciamento de água em uma poderosa base centralizada em nuvem, desenhada para que agricultores e consultores tirem vantagem dos grandes benefícios em irrigação de precisão através de uma interface simplificada.

Taxa Variável (VRI): tem como objetivo aumentar a eficiência do uso da água e a produtividade em lavouras irrigadas com variabilidade de solo e/ou topografia pela aplicação de lâminas de irrigação adequadas, tanto no momento quanto no local certo. A área irrigada é dividida em setores, fatias ou zonas dependendo da variabilidade do talhão e capacidade de aplicação do pivô, podendo ainda usar as informações base do VRI para criar zonas de manejo com taxas de semeadura e fertilizantes que maximizam a oportunidade de lucro.

Sonda de Umidade CropMetrics: essa exclusiva tecnologia avançada serve para medir os parâmetros do solo em tempo real. Aliada aos conhecimentos dos especialistas em dados de precisão da CropMetrics, fornece suporte e recomendações durante a safra, otimiza a eficiência do uso da água e maximiza o lucro do produtor rural.

A instalação correta do programa no local, aliada às recomendações agronômicas fornecidas pelo consultor, vão otimizar as aplicações de água que estrategicamente serão feitas no momento certo e na quantidade correta, equivalente ao desenvolvimento radicular e uso da cultura.

Eng. Agrônomo Frederico Doeler

CEO CropMetrics Brasil

← Semeadura aérea: cobertura de solo garantida no inverno 10 dicas para economizar com a manutenção de frotas →

Deixe seu comentário aqui