Manejo de irrigação

Manejo de irrigação

villani topografia e irrigaçãoO mercado brasileiro tem experimentado, nos últimos anos, um expressivo aumento das áreas irrigadas. Vários motivos ajudam a explicar esse avanço, entre eles estão as linhas de financiamento específicas para irrigação e principalmente o reconhecimento do produtor sobre os inúmeros benefícios que a irrigação traz.

Dentre os equipamentos utilizados para irrigação o uso do pivô central tem recebido grande destaque. O que mais chama a atenção é que a expansão da agricultura irrigada esta sendo feita também com a introdução de novas tecnologias, algumas já utilizadas ao redor no mundo. Essas novas tecnologias têm mudado a realidade do irrigante brasileiro, pois fornecem comodidade, gerenciamento de recursos humanos e financeiros além de prover uma melhora na utilização dos recursos naturais.

Detentora de um grande centro de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos nos USA, a Lindsay vem liderando o mercado brasileiro no fornecimento do que há de mais moderno ao redor do mundo quando se trata de irrigação.

No caso dos pivôs centrais, a tecnologia FieldNET by Lindsay de gerenciamento remoto dos pivôs, já utilizada novillani topografia e irrigação Brasil há mais de 6 anos, tem se tornado cada vez mais indispensável. São frequentes os relatos e depoimentos do quanto o FieldNET otimizou a gestão de tempo e recursos das fazendas  no quesito irrigação. Hoje um produtor pode checar o status de sua irrigação, retirar relatórios de uso da água e receber alertas em qualquer lugar que esteja, seja em uma reunião ou em uma viagem com a família.

“O sistema FieldNet em nossa propriedade otimizou nosso trabalho, ajudando-nos no monitoramento remoto de todas as ações do sistema de irrigação, pois  o mesmo é feito basicamente através do aplicativo via smartphone, tablet ou computador. Com isso monitoramos todo o trabalho em tempo real. Ele é simples, de fácil manuseio e funcionalidade. Basicamente basta ter internet que em qualquer lugar do mundo, como no conforto de casa ou até mesmo em férias de viagem, você pode acompanhar. Conseguimos visualizar os nossos equipamentos trabalhando, nos permitindo modificar a lâmina aplicada, desligar e ligar outro equipamento como for pretendido a qualquer momento. Esse acompanhamento hoje em dia é essencial e indispensável, pois um problema não visualizado rapidamente, pode comprometer a irrigação de um turno, e com isso gerar uma queda de produção e um prejuízo significativo”, ressalta o cliente Juliano Ravanello de Fortaleza dos Valos.

post2Diante do grande sucesso do FieldNET e dos relatos dos clientes, a Lindsay lançou mundialmente um produto chamado PIVOT CONTROL onde o produtor pode ter seu pivô, de praticamente qualquer marca, adaptado ao gerenciamento FieldNET de forma simples, rápida e com baixo investimento. Esse lançamento transforma um painel básico e sem muitos recursos em uma plataforma altamente moderna com multiprogramações. O produto será apresentado pela primeira vez no Brasil na EXPOINTER no Rio Grande do Sul.

Porém, as tecnologias de irrigação não se restringem ao gerenciamento. Estão presentes na conservação do solo, manejo do uso da água, emissores eficientes e bombeamentos inteligentes.

Cada vez mais comuns nos pivôs brasileiros, os emissores rotativos com altos coeficientes de uniformidade trazem aos produtores mais benefícios na utilização desses emissores rotativos. Inclusive vários já vem progressivamente substituindo os emissores antigos por esses novos.

Vivemos um tempo onde os recursos estão mais escassos e consequentemente caros. Diante disso, outra tecnologia que vem ganhando destaque é a do uso de bombeamentos inteligentes, onde um dos principais componentes é o inversor de frequência. Já é comum ver no Brasil projetos que utilizam essa tecnologia. Não há muito tempo, era difícil de imaginar que o produtor de seu escritório poderia acionar e gerenciar seu sistema de bombeamento, racionalizando ao máximo o uso de energia e água.

Também com foco na gestão do uso da água, energia e na busca pelo melhor rendimento das culturas, o manejo da irrigação está fazendo parte do dia a dia do produtor. O grande interesse dos produtores e a vasta quantidade de informações têm mostrado ao produtor a grande valia de se ter um sistema de manejo de irrigação.

O manejo, por sua vez pode ser feito de várias formas, seja com base em condições climáticas quanto em análises do solo. A Lindsay hoje fornece equipamentos tanto para o manejo climatológico com estações meteorológicas quanto para o solo, onde utiliza sensores que são instalados dentro da área irrigada. A combinação dessas duas práticas agrega ainda mais confiabilidade para a gestão do produtor. Visando facilitar e concentrar as informações, sejam as da estação ou dos sensores de solo que estão totalmente integradas com o FieldNET.

“O FieldNET veio para facilitar e auxiliar a vida do agricultor, trazendo economia de tempo, dinheiro e auxiliando no controle da irrigação. Você consegue monitorar em tempo real, em qualquer lugar do mundo suas irrigações e a condição climática de suas áreas, com precisão e muita facilidade”, enfatiza o cliente da Villani, Genor Brum Filho.

A conservação das condições ideais do solo também sempre foi uma grande solicitação dos irrigantes que utilizam pivô central. Ou seja, novas soluções para evitar ou diminuir a formação de trilhas e a compactação que acontecempost4 dependendo das condições e tipo de solo. Para esses produtores, acaba de desembarcar no Brasil uma solução desenvolvida e testada exaustivamente pela Lindsay.  Trata-se de um revolucionário sistema de rodados que vem para ser uma alternativa aos atuais pneus. O sistema tem como alguns dos grandes benefícios: a inexistência de esvaziamento – comum nos pneus – e a menor formação de trilhas ou sulcos – maior tração. Esse novo sistema aumenta a área de contato, o que distribui melhor o peso do equipamento. Isso tudo acontece enquanto uma resistente borracha se adapta ao solo, preservando ao máximo suas condições originais. O equipamento será mostrado pela primeira vez ao púbico brasileiro também na EXPOINTER no Rio Grande do Sul.

O compromisso que gera desenvolvimento agora em Cruz Alta

A Villani, procurando melhorar ainda mais o atendimento aos produtores rurais e a todos aqueles que necessitem utilizar sistemas de irrigação marcará um passo importante: a inauguração de uma nova loja, na cidade de Cruz Alta, visando trabalhar mais próximo dos agricultores e clientes da região.

Esta unidade da Villani trará uma oferta ampla de peças de irrigação e equipamentos elétricos. Além dos serviços já prestados de projetos de irrigação, levantamentos topográficos, processos de licenças ambientais, assim como a montagem e a assistência técnica dos equipamentos e o trabalho de acompanhamento e pós-venda. Com o compromisso de atender e satisfazer o produtor rural em todas as etapas que dizem respeito à irrigação. A loja estará localizada na BR 158, KM 196, n° 440, próximo a Auto Panambi.

← Soja inicia semana em alta na Bolsa de Chicago buscando recuperação nesta 2ª feira - Via Notícias Agrícolas Soja: Mercado na Bolsa de Chicago tem novo dia de estabilidade e pouca movimentação - Via Notícias Agrícolas →

Deixe seu comentário aqui