MANIFESTO DOS PRODUTORES DE LEITE DE JÚLIO DE CASTILHOS

MANIFESTO DOS PRODUTORES DE LEITE DE JÚLIO DE CASTILHOS

manifestoOs produtores de leite de Júlio de Castilhos vieram através de um manifesto durante a importante feira da região central do Estado, a EXPOJUC, repudiar a atual politica de incentivo a importação de leite em pó a ser beneficiado em nosso país. Importação esta, feita de outros países via Uruguai (Mercosul), prejudicando toda cadeia leiteira, inclusive causando um sério problema social pois grande parte dos produtores estão abandonando a atividade.

A importação de leite efetuada em 2016 corresponde a 110 dias de produção do estado do Rio Grande do Sul, ou seja, 160 milhões de litros. Sem considerar a importação de queijos e derivados. A pecuária leiteira não permite que o produtor deixe ou retorne à atividade no momento em que os preços estão desfavoráveis.

O governo se mantém insensível ao problema provocado pelo aumento das importações de leite, que aviltam os preços e tornam inviável a produção nacional. Esse modelo de politica de preço temerária e incerta vem desestimulando a produção leiteira. Nenhuma atividade se sustenta sem renda. O setor pede a adoção de medidas de proteção e que assegure competitividade do mercado interno.

← Conservação de Solo e Água será assunto de Fórum durante a Fenatrigo Soja: À espera dos números dos estoques trimestrais, mercado tem manhã de estabilidade em Chicago - Via Notícias Agrícolas →

Deixe seu comentário aqui