Mini UBS em Propriedades Rurais

Mini UBS em Propriedades Rurais

ubs_zampronioÉ crescente o número de propriedades rurais que destinam parte de sua produção de grãos para a obtenção de sementes no sistema de sementes salvas, procurando, na maioria das vezes, reservar à estas áreas de cultivos as melhores técnicas de produção para obter grãos sadios e com características determinantes em sementes de qualidade.

Entretanto, existem, em muitos casos, produtores que de maneira errada buscam beneficiar estas sementes em máquinas denominadas classificadoras, na sua maioria são apenas máquinas de ar e peneira ou máquinas de limpeza que não oferecem o resultado pretendido e, sim, somente uma classificação por tamanho de grão.

Em uma unidade de beneficiamento de sementes (UBS) cada máquina utilizada no processo possui determinada finalidade. O maior objetivo é separar as sementes por uma determinada característica específica, baseada muitas vezes nas condições físicas dos grãos, buscando como resultado final, altos índices de vigor e germinação, o que não se torna garantido pelo simples uso de máquinas de ar e peneira. Podemos usar como exemplo o beneficiamento básico das sementes de soja, onde em uma UBS tradicional teríamos basicamente as seguintes máquinas com seus respectivos descartes:

Máquina de Limpeza

Descarte de impurezas, grãos partidos, grãos grandes e muito pequenos;

Mesa de Gravidade ou Densimétrica

Descarte de grãos com pesos menor, mal formados, carunchados e partidos;

Selecionador Espiral

Descarte basicamente de grãos ovalados, que possam causar falhas em discos de plantadeiras;

Padronizador ou Peneirão

Separação das sementes por tamanho;

Devido à relação custo beneficio de montar uma UBS tradicional em propriedades rurais, algumas empresas fabricantes destes equipamentos procuram desenvolver as chamadas “Mini UBS” para propriedades menores. Elas são elaboradas por equipamentos de menor capacidade, dimensões e investimento. É possível, em um espaço físico de 10 x 10 m, instalar uma unidade composta por todas as máquinas que completam uma grande UBS, porém em escala menor, com capacidades de produção de 20 e 50 sacas por hectare (saca 40 kg), onde se pode inclusive dispensar a necessidade de execução de bases civis, pois sua sustentação se dá em estruturas metálicas.

 

Josenei Paladini Zampronio
Engenheiro Agrícola

← Madeira, funcionalidade de sobra Banco de Capacitor, a solução para corrigir o Fator de Potência →

Deixe seu comentário aqui