Monitoramento aéreo reduz custos em até 20%

Monitoramento aéreo reduz custos em até 20%

Ferramenta ajuda na elaboração de relatórios, auxilia na tomada de decisão e aumenta a produtividade em fazendas e agroindústrias

Diariamente produtores e empresários do campo precisam fazer escolhas importantes para o sucesso de seus negócios. Existem diversas ferramentas que podem facilitar a tomada de decisões, mas, muitas vezes, o alto custo ou a complexidade das informações inviabilizam suas utilizações.

Para solucionar esse gargalo, a Bembras Agro, disponibiliza uma tecnologia moderna, eficiente, prática e acessível a todos os projetos agropecuários e agroindústrias, o serviço de monitoramento aéreo.

Este pacote tecnológico pode proporcionar uma redução de custos que varia de 10% até 20%, gerando uma diminuição da aplicação de insumos, redução com gastos de combustível, otimização dos maquinários, entre outros benefícios.

Leia também > Estações Meteorológicas São Ferramentas Fundamentais Para Agricultor Tomar Decisões Com Mais Precisão

Uma das maiores vantagens desse tipo de monitoramento pode ser observado, por exemplo, nos levantamentos topográficos para o plantio. Os métodos convencionais acontecem por meio do emprego de tratores com GPS que fazem o contorno da área, levando de 2 a 3 dias para ser finalizado.

Com o uso do drone e o software da Bembras, essa mesma preparação do terreno para a safra, é feita em poucas horas e de maneira bem mais econômica.

“A nossa tecnologia além de ser mais eficiente, impacta diretamente em custos com maquinário, combustível e ociosidade da mão-de-obra”, diz Johann Coelho, Cofundador e CPO da Bembras Agro.

Todo o trabalho é realizado pela capitação de imagens com um drone, e este realiza o mapeamento de acordo com a necessidade do cliente, além de voar autonomamente através de um plano elaborado no tablet ou smartphone. Com o mapa em mãos, em 2D ou 3D é possível analisar a área e ficar a par dos índices da propriedade.

“Esses mapas fornecem informações imprescindíveis para a tomada de decisão, como por exemplo, o monitoramento da saúde vegetação que permite reagir rapidamente a uma pressão de pragas com aplicação em taxa variável, isso torna o processo mais assertivo e seguro”, explica Coelho,

Outras aplicações

As soluções da empresa não se restringem apenas a produtores rurais, e também podem ser aplicados em usinas, empresas fornecedoras de produtos agrícolas, bancos, seguradoras e consultorias.

No caso de usinas sucroenergicas, por exemplo, a tecnologia aliada à equipe especializada de engenheiros agrônomos e cartógrafos, possibilita um acompanhamento recorrente do desenvolvimento da lavoura, gerando diversos relatórios ao decorrer da safra.

Confira > Emater E Embrapa Lançam Resultados Sobre Manejo De Pragas E Doenças No Paraná

Para as empresas fornecedoras de insumos e defensivos, o monitoramento com drone auxilia os fornecedores agrícolas a comprovarem a eficácia de seus produtos diante de seus clientes, através de relatórios e imagens que permitem a comparação visual e comprovação científica do comportamento dos insumos ao decorrer do tempo.

Dessa forma, os fornecedores agrícolas têm em mãos documentos confiáveis para facilitar a argumentação de vendas e promover o marketing dos produtos comercializados. “Podemos observar o comportamento dos insumos aplicados ao decorrer do tempo, medindo exatamente quanto foi a evolução em percentual da saúde da vegetação após o tempo necessário de reação”, destaca Coelho.

Ainda de acordo com o executivo, a tecnologia da empresa também é uma excelente alternativa para bancos e seguradores. Pois, com o uso de imagens captadas por drones, é possível fazer a análise do nível de biomassa para o mapeamento de culturas, incluindo o uso e ocupação do solo e o monitoramento completo da safra, desde o plantio até colheita. Assim, podem-se avaliar os riscos envolvidos e o potencial de produção.

“Nossa tecnologia está disponível a diferentes segmentos do agronegócio. Oferecemos ferramentas que vão gerar informações precisas, qualitativas e quantitativas que auxiliam no planejamento estratégico para tomada de decisões”, diz.

Cadastre-se para receber notícias GRATUITAMENTE por e-mail AQUI
O que você gostaria de ler? Para pedir uma matéria CLIQUE AQUI e envie uma mensagem para a nossa redação!

← A transgenia a serviço de mais alimentos Bate-papo Agro: Correção do solo via calagem →

Deixe seu comentário aqui