fbpx

5 motivos para você utilizar semente certificada na sua lavoura

5 motivos para você utilizar semente certificada na sua lavoura

Insumo mais importante da agricultura, a semente é o principal vetor de transferência tecnológica, carregando consigo as características potenciais “ideais” para cada região, levando em consideração o tipo de solo, clima, além de capacidade produtiva e resistências a diferentes pragas e doenças, o que pode permitir ao agricultor o sucesso de seu empreendimento.

Por outro lado, o uso de uma semente inadequada ou de baixa qualidade, coloca em risco a eficiência da atividade e todos os demais itens do custo de produção aplicados às lavouras.

Atenta a estes fatores e com a intenção de promover o uso de sementes certificadas, uma campanha está sendo lançada nesta sexta-feira (15/09) pela APASSUL – Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do RS, destacando que a pirataria de sementes é crime.

Confira os 5 motivos:

1º Origem

Semente certificada tem controle de gerações, ou seja, é possível saber quantas vezes a cultivar foi multiplicada após ter sido liberada pelo melhorista que a desenvolveu. Isso é a garantia da origem da cultivar.

O agricultor planta a cultivar que realmente planejou para a sua lavoura. Segundo Levien, é importante controlar/limitar gerações, pois está provado que, na maioria dos casos, a semente de espécies autógamas entra em processo de degeneração após a quinta geração.

Isso quer dizer que, após este período a cultivar não expressa todas as suas potencialidades, pois ocorreram cruzamentos naturais e também misturas com outras cultivares, acarretando, principalmente, perdas de rendimento.

2º Qualidade

Semente certificada tem padrão de qualidade garantido. Esse padrão é determinado em amostras coletadas e analisadas em Laboratório de Análises de Sementes credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, o que é garantia da qualidade física e fisiológica da semente.

Ao adquirir a cultivar, o produtor tem a garantia de que ela vai germinar e que não vai infestar a lavoura. Isto poderá proporcionar maior rendimento e, consequentemente, maior lucratividade para a sua lavoura.

3º Garantia

Semente certificada tem a garantia do Produtor de Sementes que a produziu, através do certificado e da nota fiscal que a acompanha. Essa garantia do produto significa que, se o agricultor tiver algum problema com a semente, saberá a quem se dirigir para reclamar os seus direitos.

4º Segurança

Semente certificada é semente legal: isso é segurança. Ao usar uma semente de cultivar registrada no MAPA, o produtor está amparado pela Lei de sementes. Com essa semente, é possível ter acesso ao crédito e a cobertura do Proagro.

5º Inovação

Semente certificada é o veículo de introdução dos mais recentes avanços do melhoramento genético de plantas, o que significa inovação tecnológica. O produtor estará usando uma semente de cultivar que foi avaliada e demonstrou suas qualidades para as condições testadas.

“Com esta campanha, queremos, principalmente, fomentar o uso de sementes certificadas e lembrar que sementes piratas podem trazer grandes prejuízos aos agricultores. Contamos com o apoio de várias entidades ligadas ao setor, que também buscam alertar os produtores que o uso de sementes ilegais é uma prática considerada crime pelo código penal, onde o infrator está sujeito a penalidades que vão de dois a cinco anos de detenção, mais multa”, destaca o diretor administrativo da APASSUL, Eduardo Loureiro da Silva.

A Fundação Pró-Sementes, entidade a favor da realização da campanha, também destaca os prejuízos que podem ser causados. “Sementes piratas ou ilegais não apresentam padrões de qualidade e fitossanidade, são potenciais disseminadoras de doenças, ervas-daninhas e pragas. A sua utilização em grande escala pode acelerar a degeneração das variedades, reduzindo sensivelmente seu potencial pleno que, rapidamente, se refletirá na produtividade e qualidade das gerações subsequentes”, esclarece o diretor da Fundação Pró-Sementes, Alexandre Levien.

“A produção de sementes de forma ilegal, ou seja, não registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA gera multas.

A pirataria

Além disso, a pirataria é crime previsto na Lei de Proteção de Cultivares (Lei 9.456/97). “A utilização de sementes piratas poderá levar a redução drástica dos investimentos privados em pesquisa para as regiões de baixa taxa de uso de sementes certificadas”, alerta o diretor.

Conforme destaca Levien, entre os motivos para o agricultor fazer uso das sementes certificadas em sua lavoura, está à garantia da origem da cultivar; padrão de qualidade garantido; garantia do produto; semente certificada é amparada pela Lei de Sementes; e a inovação, pois semente certificada conta com os mais recentes avanços do melhoramento genético de plantas.

display: block

Artigos relacionados

1 Comment

Avarage Rating:
  • 0 / 10
  • […] Não adianta cuidar do solo e usar qualquer semente. Elas são o segundo passo para aumentar a produção rural . Há uma diversidade de sementes especialmente desenvolvidas para solos e climas diversos. Por isso, é necessária uma boa pesquisa para entender quais são as mais indicadas para o tipo de solo e clima da sua região. Ainda que possam ser mais caras, vale pensar em investir em sementes certificadas. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *