6o-workshop-agroprecision-e-recorde-de-publico

6º Workshop AgroPrecision é recorde de público

Com mais de 450 participantes no Clube Arranca, o 6º Workshop AgroPrecision, contou  com quatro palestras técnicas, interação tecnológica e muita informação. Os participantes puderam aprender estratégias e ferramentas voltadas a solo, nutrição de planta, manejo e as tecnologias que envolvem a agricultura, além de conhecer Startups que estão ganhando espaço no mercado do agronegócio e se destacando com o empreendedorismo jovem. 

Durante a programação da manhã, os participantes puderam compartilhar conhecimento sobre as Estratégias de Manejo e conservação de solo com o palestrante Antônio Luis Santi. Na palestra, Santi destacou que infelizmente não existe uma receita padrão de manejo para o solo e para as culturas, no momento que a agricultura vive hoje, é preciso voltar e discutir coisas básicas da agricultura de 1980. "Não é uma única variável que vai resolver os problemas de baixa produtividade, o tripé que sustenta a agricultura, qualidade química, física e biológica, deve estar presente na gestão da propriedade." - argumenta o palestrante.

O Doutor em Ciência e Tecnologia Agroindustrial, Silon Junior Procath da Silva, trouxe para o evento alguns cases de sucesso de startups no Rio Grande do Sul. Uma delas é a Calmed, startup incubada pela AGITTEC e que hoje vale mais de 40 milhões. Através de uma coleira colocada nas vacas de produção leiteira e de um smartphone do produtor, é possível coletar dados sobre ruminação, cio, produtividade e saúde da vaca. Antes que o animal adoeça o produtor recebe a informação no smartphone e consegue realizar a medicação e a mudança da dieta das vacas, evitando problemas inclusive de rendimento da produção leiteira.

Já na segunda parte do evento, durante a tarde, foi a vez dos palestrantes Luis Gustavo Floss e Steve Phillips subirem ao palco do evento.

Mestre em Produção Vegetal e especialista em Administração Rural, Luis Gustavo Floss trouxe para o evento uma palestra profunda, com muito conhecimento técnico envolvendo a dosagem de nutrientes para aplicação em cada fase de crescimento do soja. De acordo com o palestrante é preciso utilizar ferramentas que protejam a planta durante o processo de formação vegetativa com o objetivo de formar o maior número de axilas e assim ter uma maior produtividade da cultivar. Um dos principais cuidados para que se consiga chegar o mais próximo de um equilíbrio de nutrientes no solo é ter água o suficiente para a planta, assim ela absorve os nutrientes e forma a quantidade certa de vagens de acordo com a capacidade produtiva.  

Encerrando a programação do Workshop o norte-americano, Diretor do Instituto Internacional de Nutrição de Plantas, Steve Phillips,  trouxe algumas informações sobre o modo como a tecnologia é utilizada e valorizada entre os agricultores dos Estados Unidos. Segundo o palestrante, a grande diferença que se pode notar é sobre a quantidade de informações que os produtores estão gerando a respeito das áreas plantadas, quanto a solo, cultivares, nutrição de plantas e colheita. Há uma valorização e um compartilhamento de informações muito grande, principalmente entre os representantes das empresas e consultores agrônomos. Steve, apontou que 50% dos produtores enxergam a importância dessa coleta de informações e alimentam a nuvem de compartilhamento de dados para que eles possam usar na hora de tomar decisões na propriedade.

As empresas patrocinadoras do evento: Produquimica, Climate Fieldview, Cropfield, Corteva, SLC Comercial John Deere, FMC, Sementes Agroceres, JDM Corretora de Seguros, Koppert, Nativa Aviação Agrícola, Dagoberto Barcelos, Unifertil, Agrichem e Sicredi contribuíram para o sucesso do 6º Workshop AgroPrecision. 

"Esse ano o evento trouxe inovações tencnológicas, muito conhecimento técnico e informação, mantendo o nível de qualidade dos anos anteriores, mas superando o número de participantes e, consequentemente, a quantidade de alimentos arrecadados. Temos a certeza de que em 2019 outras ferramentas e tecnologias serão apresentadas na sétima edição do Workshop AgroPrecision."- argumentam os Diretores da empresa, Leonardo e Rodrigo Rossato.

Fonte: Assessoria de comunicação AgroPrecision

Deixe seu comentário