fbpx

Bayer desmente fake news sobre utilização de agroquímicos

Bayer desmente fake news sobre utilização de agroquímicos

O presidente da Bayer no Brasil, Theo van der Loo, desmentiu a fake news de que o País é a nação que mais utiliza agroquímicos no mundo. Segundo ele, em uma entrevista concedida para o portal DW Brasil, as duas safras anuais e a grande produtividade do País fazem com que confusões como essa sejam possíveis.

“O uso dessas substâncias no Brasil é muito alto porque o Brasil é um grande produtor. Além de o país ser grande, tem duas safras por ano, às vezes até três. Na Europa e nos EUA é apenas uma safra por ano. Por hectare, de longe o Brasil não é o país que mais usa agroquímico”, explica.

Segundo informações da Fundação Oswaldo Cruz, o Brasil usa em média 7,13 litros de agrotóxicos por habitante ao ano. Para van der Loo, que está à frente da empresa desde 2011, o ideal seria que as lavouras fossem digitalizadas e que não fosse necessário o uso de agroquímicos, mas ressalta que a empresa o utiliza com consciência.

“Há uma má percepção de que a gente gosta do uso de agroquímicos. Nós queremos o uso responsável. A tendência para o futuro é reduzir o uso desses produtos, pois com a digitalização das lavouras é possível descobrir pragas mais cedo e agir sobre elas sem precisar colocar o químico em todas as plantas”, pontua.

O presidente também falou sobre os recentes estudos que indicam os efeitos negativos dos defensivos na saúde humana. Para ele, precisa haver uma remodelação, com exclusão de moléculas antigas e aprovação de novas, o que está demorando para ocorrer, fazendo com que a agricultura fique ultrapassada.

“Podemos trazer coisas mais novas e retirar as mais antigas. E ainda tem outro assunto, que é o tipo de pragas e doenças do Brasil, que são diferentes das de uma região não tropical. Isso tem que ser discutido. O ideal é acelerar a aprovação de novas moléculas para podermos retirar as mais antigas”, finaliza.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *