O incansável defensor da tecnologia de aplicação que utiliza baixo volume

O incansável defensor da tecnologia de aplicação que utiliza baixo volume
da tecnologia de aplicação que utiliza baixo volume

Edivan Todescatto – Diretor e Pesquisador da Difere Consultoria

Quando iniciou os primeiros estudos em pulverização, o objetivo naquele momento era aumentar o rendimento operacional e diminuir perdas nas aplicações. Nunca se passou pela cabeça a dimensão e a tamanha responsabilidade que essa atividade lhe colocaria em prol da sociedade e da agricultura sustentável. Durante mais de uma década de muito trabalho, pesquisa e desenvolvimento, Todescatto que é o pesquisador e diretor da Difere Consultoria, sempre defendeu incansavelmente o uso da tecnologia de baixo volume nas pulverizações agrícolas, afirmando com grande convicção que é possível produzir alimentos com menor impacto, buscando sempre o uso sustentável do sistema com o compromisso de preservar a água e o meio ambiente para as futuras gerações.

Para entregar uma pulverização segura e eficiente, ao utilizar a tecnologia de baixo volume, Todescatto afirma que foi necessário buscar muito conhecimento, entender o conceito do ato de pulverizar, as características fisiológicas das plantas – sejam elas culturas comerciais ou ervas daninhas-, tipo de alimentação e comportamento das pragas e, ainda, ciclo e estrutura dos fungos.

O pesquisador e diretor da Difere salienta aos produtores e a todos os colegas de profissão, que a pulverização com baixo volume é uma tecnologia que requer muito conhecimento, anos de pesquisa, consultoria especializada e treinamento dos operadores e de todos os indivíduos que fazem parte desta atividade na fazenda. Se utilizada de forma errônea e sem base de dados, pode trazer grandes prejuízos e danos econômicos às culturas e a propriedade. “Muitos técnicos e agricultores tem resistência e desconfiança ao uso da tecnologia de baixo volume nas pulverizações. Eu entendo esse desconforto, até porque os conhecimentos científicos de tecnologia de aplicação em nosso país são poucos. Também aconselho aos produtores não iniciarem essa prática nas fazendas com tecnologias desconhecidas. Sugiro que primeiramente conheçam a fundo a empresa e seu trabalho a nível de campo”, afirma Todescatto.

Sendo toda sua vida profissional neste segmento da agricultura, após analisar e concluir que a tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas e afins é uma das atividades de maior desperdício na agricultura, tanto em energia quanto em produto químico, Todescatto fundou a Difere Consultoria. A Difere é a única consultoria a nível mundial especializada em tecnologia de aplicação com baixo volume. No ano de 2002 nasceram suas próprias tecnologias: Tecnologia DBV (terrestre) e Air Force (aérea).  É a única empresa a nível mundial a ter seu próprio bico e aditivos para a pulverização.

A empresa presta consultoria técnica presencial em todas as propriedades que utilizam suas tecnologias, onde seus consultores assistem as pulverizações durante todo o ciclo da cultura implantada. O DNA da Difere é a pulverização de precisão, e seu compromisso é a busca contínua pela perfeição. Para isso, inova constantemente suas tecnologias com base em mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento. Hoje, atua em todo território nacional, e nos países vizinhos Paraguai e Uruguai. Realiza consultoria em mais de 20 diferentes culturas e é considerada em todas as regiões onde atua como uma empresa comprometida com o produtor, com o agronegócio e a com agricultura sustentável. Prova disso são os depoimentos a seguir de vários clientes da Difere Consultoria espalhados em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

“Há 1 ano atrás a convite de meu primo Alcides Carlos Pereira Alves, fizemos uma visita à Matriz Brasil da Difere Consultoria em Toledo – PR. O motivo da visita era conversarmos sobre as tecnologias: DBV e Air Force. A partir desta conversa, começamos a trabalhar com a Difere e evoluímos muito com a consultoria prestada por eles. Hoje uso em minha propriedade as duas tecnologias, e com a introdução das mesmas obtive maior rendimento operacional, maior eficiência, preservando a água e o meio ambiente. A Difere nos mostrou que com troca de informações e procedimentos é possível melhorar muito nossa propriedade, sempre embasados na linha de que “a verdade prevalece”, conforme sempre afirma o Todescatto. Ganhamos uma Família DIFEREnte! É assim que nos tratamos nos grupos de rede social. Convido a todos os colegas produtores a participarem desta família e viverem um Jeito DIFEREnte de ser.”

Armando Chaves Garcia de Garcia Filho (Produtor Rural) – Fazenda Carola e Fazenda Pesqueiro – Porto Alegre – RS

“Diante dos resultados conseguidos na Fazenda Tagliari, podemos falar de nossa satisfação com a Tecnologia DBV e da assistência da Difere Consultoria. Essa tem somado muito com sua eficácia dentro da nossa propriedade. Tivemos ótimas produtividades e resultado na eficiência nos controles e manejos. Começamos a parceria com a Difere no inverno de 2015, e em sequência na safra de verão. A tecnologia DBV além de nos proporcionar uma excelente cobertura, penetração e distribuição de gotas uniformes na planta, nos ajuda a solucionar o problema da perda por deriva. E juntamente com a diminuição do volume de água, tivemos um aumento de autonomia nas máquinas, o que nos ajudou a manter um padrão de aplicação nos melhores horários.”

Luciana Tagliari e Mariana Tagliari – Agenor Carlos Pianesso (Eng. Agrônomo Responsável) – Fazenda Entre Rios de Paulo Tagliari – Passo Fundo – RS

“A tecnologia proposta pela Difere trouxe para o setor de pulverização uma inovação e fez este segmento buscar soluções pesquisando novas formas de aplicar defensivos agrícolas sobre as culturas. Apesar da grande importância, era um setor esquecido porque andava acomodado numa inércia de conceitos não contestados anteriormente, pois estavam concentrados em poucos fornecedores de equipamentos e adjuvantes. Utilizamos a Tecnologia DBV desde 2012, definindo um padrão de pulverização, utilizando um mesmo sistema de ponteiras de bico que quebram e distribuem melhor a gota e tornando a aplicação de defensivos mais eficiente.”

Gelso Pezzini (Produtor Rural / Eng. Agrônomo) – Agropecuária Corticeira – Santa Barbara do Sul – RS

“Começamos a utilizar a Tecnologia DBV, trazida pela Difere há 4 anos atrás com o objetivo de buscar maior autonomia e rendimento nas aplicações de agroquímicos. Com o decorrer das aplicações fomos observando várias outras vantagens dentro da tecnologia, dentre elas, a maior eficiência dos produtos, nos manejos de herbicidas, controle de pragas e doenças alvo de forma objetiva e eficaz. Hoje, chegamos à conclusão que com a utilização da tecnologia, estamos realizando além da função de produzir mais alimentos, o uso de nossos recursos naturais, solo e água é feito de forma sustentável e correta, preservando assim esses recursos para as gerações futuras.”

Luis Fabio Fuchina (Produtor Rural / Eng. Agrônomo) – Agropecuária São Jorge – Santa Barbara do Sul – RS

“O mercado demanda que nós, produtores rurais, produzamos cada vez mais alimentos em menor tempo e com a melhor utilização do solo. Nesse sentido, o uso da Tecnologia DBV, disponibilizada pela Difere Consultoria, muito contribui na vida do trabalhador rural, eis que o baixo volume possibilita melhor eficiência nas aplicações dos agroquímicos na lavoura. Além das vantagens de produção, a utilização da tecnologia traz benefícios à vida do produtor rural, reduzindo o tempo de aplicação e consequentemente, diminuindo as horas de trabalho.”

Carlos Holdefer (Produtor Rural) – Granja da Figueira – Santa Barbara do Sul – RS

“Somos produtores na região de Panambi e Condor, já fazem mais de 20 anos que utilizamos a Tecnologia de Baixo Volume. Sempre acreditamos na tecnologia e atestamos isto ao decorrer dos anos. Há três anos conhecemos a Difere Consultoria que nos apresentou uma proposta na mesma filosofia que vínhamos trabalhando, mas com uma série de detalhes para aprimorar o que já vínhamos fazendo. Inicialmente começamos com a DBV em um pulverizador de uma das nossas propriedades e após atender as expectativas passamos para a outra propriedade. Participamos do treinamento de operadores que ensina a limpeza dos equipamentos, controle na qualidade da água, homogeneização da calda e tantos outros detalhes inerentes a uma boa aplicação dos produtos. São três anos atestando e comprovando a tecnologia, cientes de uma série de cuidados que temos que ter, respeitando os limites de uma boa aplicação de defensivos, utilizando a mais alta tecnologia em termos de distribuição de gotas, cobertura uniforme, aplicação no alvo, baixa deriva e alta eficiência dos produtos.”

Jorge, Daniel e Tiago Strobel (Produtores Rurais / Eng. Agrônomos) – Grupo Strobel – Panambi e Condor – RS

“A Difere Consultoria revolucionou a forma de aplicarmos nossos defensivos, porque a DBV é uma tecnologia sem igual. Consegue aliar um manejo sustentável sem desperdício de água, combustível e horas de trabalho com uma melhor cobertura dos alvos a serem atingidos. Em nossas aplicações de defensivos utilizamos a tecnologia DBV com volume de 30 litros/ha, e essas aplicações são de acordo com o que as plantas precisam, ou seja, aprendemos com a Difere a compreender as plantas e trabalhar a favor da natureza, aproveitando o que ela tem para nos oferecer. Os consultores da empresa nos proporcionam segurança nas aplicações, pois estão junto de seus clientes, demonstrando a seriedade, competência, eficiência da equipe e também da tecnologia, que é avaliada a cada aplicação mantendo as culturas livres de doenças e pragas até o final do seu ciclo. Só temos a agradecer por fazermos parte da Família DIFERE.”

Agostinho Cadore e Filhos (Produtor Rural) – Fazenda Santa Lúcia – Cruz Alta – RS

“A tecnologia DBV chegou a nossa propriedade há três anos, como uma revolucionária e inovadora ferramenta na prática de pulverização, otimizamos nossos trabalhos, melhoramos muito a eficácia de controle em herbicidas, fungicidas e controle de pragas, agregando significativos ganhos de produtividade. Ferramenta essa que reduziu o consumo de água da pulverização na propriedade em 80% evitando perdas e contribuindo para uma prática mais sustentável. A Família Decian só tem a agradecer a Difere Consultoria pela parceria e apoio prestado. Recomendamos a todos essa revolucionária ferramenta.”

Fernando, Marcus e Lauro Decian (Produtores Rurais) – Agropecuária Irmãos Decian – Pejuçara – RS

“Estou muito satisfeito com a Difere Consultoria e a Tecnologia DBV, pois além de eficiência e qualidade, estou preservando um dos bens mais preciosos da natureza, a água. Estou há anos na DBV com volume de 30 litros/ha em todas as aplicações e sem o uso de óleo mineral. Nesta safra consegui obter rendimentos em soja de até 84 sc/ha e uma média geral de 70 sc/ha. Eu aprovo e indico a DIFERE à todos e aproveito a oportunidade para agradecer ao Todescatto por mostrar a verdade ao produtor.”

Antoninho Pegoraro Rubin (Produtor Rural) – Agropecuária Rubin – Ibirubá – RS

“Somos parceiros da Difere Consultoria há três anos e utilizamos as tecnologias: DBV e Air Force em nossas propriedades. Com a DIFERE conseguimos compreender que devemos realizar as aplicações no momento adequado, levando em conta as condições climáticas e fisiológicas das culturas. Com as tecnologias aumentamos a eficiência nas aplicações, diminuímos gasto e reentradas na lavoura e consequentemente obtemos melhores resultados na colheita.”

Irmãos Machiavelli (Produtores Rurais) – Fazenda Santo Antônio – Cruz Alta – RS

“A Difere Consultoria veio nos apresentar a DBV, uma tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas e afins com alta precisão que utiliza baixo volume de água, contribuindo assim para a preservação da água e do meio ambiente. Neste ano a severidade de doenças e a intensidade de pragas estavam em alta na nossa região, mas conseguimos controlá-las muito bem com o auxilio da DBV. Prova disso foram as cinco aplicações de fungicidas, sendo quatro delas com volume de 15 litros/ha e uma com volume de 27 litros/ha. Resultando em uma sanidade total a cultura da soja, e um rendimento de 70,91 sc/ha, mesmo com uma estiagem de 22 dias durante o ciclo de desenvolvimento da cultura. Por isso somos produtores DIFEREntes, pois utilizamos as tecnologias DBV e Air Force.”

Luis Ricardo, Irio e José Fernando Bohrz (Produtores Rurais) – Agropecuária Bohrz – Cruz Alta – RS

 “Trabalhamos com a Difere desde fevereiro de 2014 usando os volumes de 30 a 35 litros/ha em nossas pulverizações terrestres. Nas safras de soja 2014/2015 e 2015/2016 que usamos a Tecnologia desde o início do ciclo, tivemos um excelente controle de plantas invasoras, pragas e principalmente de doenças, obtendo recordes de produtividade. Com a Tecnologia DBV, melhoramos nosso rendimento operacional com excelente qualidade nas pulverizações. Sua introdução na propriedade permitiu adotarmos alguns procedimentos importantes como: controle de qualidade dos defensivos utilizados antes da compra; testes de calda antes de cada mistura de tanque e melhoria nos processos de filtragens da calda. Usamos e recomendamos as tecnologias: Air Force e DBV da Difere Consultoria.”

Felipe Rubert Nogueira (Eng. Agrônomo / Gerente Técnico) – Terra Boa Agrícola – Cruz Alta – RS

“A Tecnologia DBV nos trouxe mais segurança, qualidade e rendimento operacional nas nossas pulverizações. Sempre respeitando os melhores horários de aplicação, temperatura, UR e a fisiologia das plantas conseguimos uma excelente cobertura e uma maior penetração devido à utilização de gotas finas e uniformes, o que nos proporcionou um controle muito satisfatório de doenças e pragas em nossos campos de produção de sementes. Tudo isso, aliado a uma ótima assistência técnica que nos auxilia na capacitação de nossos operadores e na calibração de nossos equipamentos. Nós, da Sementes Aurora, estamos confiantes na longevidade de nossa parceria.”

Eduardo De Bortoli (Eng. Agrônomo) – Sementes Aurora – Cruz Alta – RS

“A Difere Consultoria com as tecnologias: Air Force e DBV vem nos proporcionar ferramentas importantes em nossa lavoura. Com ela otimizamos as operações de nossos equipamentos e aliamos a isto o melhor uso da água junto ao controle de plantas daninhas, pragas e doenças. A parceria com a DIFERE iniciou há três anos em aplicações de agroquímicos tanto terrestres como aéreas e não temos dúvida de que irá perdurar por muito mais tempo.”

Nilton Luiz da Silva (Produtor Rural) – Fazenda Fortaleza – Boa Vista do Incra e Alegrete – RS

“Em nossa longa trajetória na agricultura, a Sementes Santa Rita sempre buscou inovações tecnológicas com o intuito de aumentar produtividade e rendimento operacional. Foi assim em 1999, sendo os primeiros a adquirir colheitadeira axial. Também foi assim em áreas de irrigação (pivô) em 1992, onde conseguimos verticalizar boa parte da propriedade. Em 2004 procuramos uniformizar nossas áreas com taxa variável e uso mais inteligente de fertilizantes e corretivos de solo. Estávamos cientes do alto custo e das múltiplas aplicações de defensivos ao longo do ciclo das culturas e novamente decidimos inovar, nos faltava alguma coisa, precisávamos ser mais profissionais em nossas pulverizações. Então chegamos até a Difere Consultoria que nos trouxe o conhecimento das tecnologias: DBV e AIR FORCE aliadas a um manejo sustentável e ambientalmente legal. Em 2013 iniciamos com as tecnologias da Difere em 30% da área, rapidamente visualizamos uma melhor eficiência nas aplicações e consequentemente nos controles desejados, melhor rendimento na lavoura com custos menores e logo fomos para 100% da nossa área cultivada. Sua assistência é capacitada e leal, temos colhido ótimos frutos dessa parceria. A Sementes Santa Rita recomenda as tecnologias da Difere Consultoria!”

Mauro César Stertz (Produtor Rural) – Sementes Santa Rita – Salto do Jacuí – RS

“Nossa lavoura agradece a parceria com a Difere Consultoria, pois aumentamos a produtividade com sustentabilidade e eficiência garantida.”

Alcides Carlos Pereira Alves (Produtor Rural) – Fazenda São Jorge – Tupanciretã – RS

“A Difere Consultoria para nós, da Sementes Guabijú, veio somar e, porque não dizer, revolucionar nossas aplicações terrestres e aéreas. Trabalhamos hoje com o volume de 30 litros/ha terrestre (DBV) e 10 litros/ha aérea (Air Force). Cobertura de gotas e eficiência sem igual se comparado com as tecnologias convencionais. Vamos em frente com a DIFERE no peito e a garantia das melhores colheitas que serão sempre frutos da dedicação e empenho da Equipe Guabijú, contando sempre com os excelentes consultores da Difere.”

Roberto Mascarenhas Filho (Produtor Rural / Eng. Agrônomo) – Sementes Guabijú

“A Tecnologia DBV foi um marco revolucionário nas pulverizações em nossa propriedade, pois agregou qualidade, eficiência e segurança. A melhor penetração e cobertura de defensivos nas culturas nos proporcionou melhor controle de pragas, doenças e invasoras, traduzindo-se em produtividade.”

Luiz Afonso Schwab (Produtor Rural / Eng. Agrônomo) – Fazenda dos Pinheiros – Cachoeira do Sul – RS

A penetração das micro gotas das Tecnologias DBV e Air Force, aliadas ao baixo volume, nos proporcionou uma cobertura de aplicação nota 10. Nossas pulverizações se tornaram mais eficientes após a implantação das tecnologias. A Formosa Agropecuária e o meio ambiente agradecem a equipe da DIFERE.”

Alberto Giuliani Neto (Produtor Rural / Sócio-Proprietário) – Formosa Agropecuária – São Gabriel – RS

“Estamos muito satisfeitos com a tecnologia DBV e as informações técnicas que a Difere Consultoria nos proporciona.”

Rodrigo Cauduro Pilon (Produtor Rural / Eng. Agrônomo) – Pilon Agrícola – Bagé – RS

“A Difere Consultoria além de nos proporcionar ótima qualidade nas pulverizações e na otimização de nossos equipamentos, trouxe segurança para nossas lavouras.”

Gustavo Lara (Produtor Rural) – Estância da Graça – Pelotas – RS

 

“Falar da parceria entre Difere Consultoria e Estância Cerro do Ouro é simples, juntos conseguimos chegar mais próximo do que buscamos: sistemas sustentáveis de produção de alimentos, fibras e energia, onde através da inovação, ciência e gestão do conhecimento, podemos aumentar a eficiência das pulverizações, valorizando as pessoas, agregando produtividade e respeitando o meio ambiente.”

Murilo Teixeira Gonçalves (Produtor Rural / Eng. Agrônomo) – Estância Cerro do Ouro – São Gabriel – RS

“A tecnologia DBV junto a Difere Consultoria nos proporcionou uma melhora na qualidade das aplicações, aproveitando assim os melhores horários do dia para aplicar com maior autonomia de máquina. Além de nos dar orientação para a melhor utilização dos produtos.”

Artur e Cristiano Napp – Agropecuária Dois Irmãos – Saldanha Marinho – RS

Para quem se interessar e quiser conhecer um pouco mais do trabalho da Difere, a Regional no Estado do RS fica na cidade de Cruz Alta, na Avenida Saturnino de Brito 1162. Telefone para contato (55) 3343 0008 falar com Juliano Bulegon.

← Saiba como ter uma pulverização eficiente Tecnologias que mais impactaram a produção de soja no Brasil - Parte II →

Deixe seu comentário aqui