Prêmios da soja nos portos: como são formadas essas cotações?

Prêmios da soja nos portos: como são formadas essas cotações?

Prêmios da soja nos portos: como são formadas essas cotações?Os prêmios sobre as cotações da soja nos portos obedecem também às leis de oferta e demanda e são formados a partir dos preços nos portos, pelos exportadores e importadores, conforme origem e destino da mercadoria, fretes marítimos, etc. Com muita oferta de soja recém-colhida, os preços do frete tendem subir com força, enquanto os prêmios de exportação devem trilhar o caminho inverso e ficarem mais baixos.

Para avaliar os chamados prêmios de exportação os importadores estimam os preços CIF (Custo, Seguro e Frete) do porto de destino e vão deduzindo preços das diversas etapas do processo de comercialização. Custos de intermediários, transporte, embarque, taxas portuárias, armazenamento, frete terrestre, pedágio e prêmios (negativo ou positivo) afetam o preço do produto e o lucro do produtor.

O prêmio leva em conta a origem e o destino do produto exportado, a qualidade, a oportunidade, o frete marítimo, a demanda, o câmbio e a eficiência do porto exportador. O mercado monitora esses fatores e aplica esse prêmio à cotação da Bolsa de Chicago (CBOT). Se as condições são favoráveis no porto exportador o prêmio recebe ágio. Já se forem desfavoráveis o prêmio será negativo, ou seja, com deságio.

Historicamente, o prêmio no período de safra tende a ser negativo, ou seja há um deságio cobrado sobre as cotações do produto brasileiro sobre os preços da Bolsa de Chicago (CBOT); e tendem a ser positivos na entressafra, quando há menor volume de embarques e o saldo de soja no país é mais disputado entre exportadores e esmagadores. Em 2015, estamos vendo prêmios positivos durante toda a colheita da safra – um indicador que há maior interesse de compra e menor interesse de venda.

Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica.

← CAR: Produtor que não se cadastrar pode enfrentar dificuldades na aquisição de crédito e problemas na comercialização Soja: Mercado inicia a semana em campo positivo na Bolsa de Chicago →

Deixe seu comentário aqui