Secretaria da Agricultura apresenta programa para conservação do solo e da água

Secretaria da Agricultura apresenta programa para conservação do solo e da água
Fonte: Texto: Marcela Buzatto Edição: Cristina Lac - Imprensa Expointer

O programa será executado em 12 regiões do Estado em parceria com EMATER – Foto: Fernando Dias

O secretário estadual da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, apresentou, na manhã desta terça­-feira (1º), na Expointer 2015, o Programa Estadual de Uso, Manejo e Conservação do Solo e da Água. Como 2015 é o Ano Internacional dos Solos, definido pela ONU, o secretário salientou a necessidade de se avançar nesse setor.

O programa será executado em 12 regiões do Estado pela Emater/RS­Ascar. Em cada uma delas, serão trabalhados quatro subprojetos. A assistência técnica para atender a demanda está sendo capacitada. Unidades de referência tecnológicas em microbacias hidrográficas serão instaladas, através da construção de terraços, correção de acidez e fertilidade do solo, além de incentivos como máquinas agrícolas e políticas públicas voltadas ao setor.

A armazenagem de água é uma das prioridades do programa. Cisternas, açudes e barragens para reserva de água serão construídos. Para esse processo, a Seap contará com a colaboração das secretarias de Desenvolvimento Rural e Coopoerativismo (SDR) e do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA).

Outra finalidade do programa é valorizar o produtor que conserva o solo e produz água, por meio da premiação “Produtor Amigo do Solo e da Água”. Fechando a estratégia do programa, o tema solo e água será trabalhado nas escolas, contando com apoio da Secretaria Estadual da Educação. O objetivo é educar professores e estudantes em relação ao uso sustentável do solo e água.

Para marcar o desenvolvimento do Programa Estadual de Uso, Manejo e Conservação do Solo e da Água, no dia 5 de dezembro será realizado o fórum estadual de gestão do programa.

Fonte: Texto: Marcela Buzatto Edição: Cristina Lac – Imprensa Expointer

← Soja caminha nesta 4ª feira de lado na Bolsa de Chicago com cenário já conhecido - via Notícias Agrícolas Governador participa da entrega do prêmio O Futuro da Terra →

Deixe seu comentário aqui