Soja: Em Chicago, mercado tem dia técnico e encerra pregão desta 2ª feira próximo da estabilidade – Via Notícias Agrícolas

Soja: Em Chicago, mercado tem dia técnico e encerra pregão desta 2ª feira próximo da estabilidade – Via Notícias Agrícolas

cotações da sojaPor: Fernanda Custódio. A sessão desta segunda-feira (29) foi negativa aos preços futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT). Ao longo do dia, as principais posições da commodity até esboçaram uma reação, porém, o movimento não foi sustentado e as cotações fecharam o dia com quedas entre 2,25 e 7,50 pontos. O contrato setembro/16 era cotado a US$ 9,83 por bushel e o novembro/16 encerrou o pregão a US$ 9,64 por bushel.

De acordo com o consultor de mercado da Brandalizze Consulting, Vlamir Brandalizze, os preços trabalharam de maneira técnica nesse início de semana. “Em alguns momentos, os preços até testaram uma reação, mas não têm suporte devido às boas condições da safra americana. E, no caso do vencimento setembro/16, tivemos um recuo maior devido à rolagem de posições”, afirma.

Ainda na última semana, o Crop Tour Pro Farmer, renomado tour que acontece anualmente no Meio-Oeste do país, estimou a produção de soja em 111,39 milhões de toneladas nesta temporada. O número ficou acima do reportado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) em seu último boletim de oferta e demanda, de 110,5 milhões de toneladas.

E, segundo o NOAA – Serviço Oficial de Meteorologia do país -, as temperaturas deverão ficar acima da média no período de 6 a 12 de setembro. No mesmo período, as chuvas também deverão ficar acima da normalidade em grande parte do Meio-Oeste americano.

Além disso, o consultor ainda destaca que o mercado ainda reflete o discurso da chair do Federal Reserve (banco central americano), Janet Yellen, feito na última sexta-feira. Na semana anterior, a representante da instituição ponderou que, a hipótese de aumento de juros nos EUA tem ganhado força.

Do lado da demanda, as notícias têm aparecido, porém, não foram suficientes para impulsionar as cotações. Ainda nesta segunda-feira, o USDA reportou a venda de 393 mil toneladas de soja  para destinos desconhecidos. O volume negociado deverá ser entregue na temporada 2016/17.

Já os embarques ficaram em 921,137 mil toneladas do grão na semana encerrada no dia 25 de agosto. Na semana anterior, o número ficou em 945,594 mil toneladas e os investidores esperavam algo entre 600 mil toneladas e 1 milhão de toneladas. No acumulado na temporada, os embarques somam 50.303,681 milhões de toneladas.

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas
← Soja: De olho na safra dos EUA e na alta do dólar, preços fecham em queda pelo 6º dia seguido na CBOT - Via Notícias Agrícolas Soja: Ainda de olho na safra dos EUA, mercado inicia a semana em campo negativo em Chicago - Via Notícias Agrícolas →

Deixe seu comentário aqui