Soja: Mercado em Chicago inicia semana com pressão do financeiro e baixas de dois dígitos – Via Notícias Agrícolas

Soja: Mercado em Chicago inicia semana com pressão do financeiro e baixas de dois dígitos – Via Notícias Agrícolas

cotações da sojaPor Carla Mendes. Nesta segunda-feira (23), os futuros da soja começaram a semana atuando em campo negativo na Bolsa de Chicago e atuando com perdas intensas na manhã de hoje. Os principais vencimentos, por volta das 8h30 (horário de Brasília), recuavam entre 10,50 e 13,25 pontos, assim o vencimento julho/16 – o mais negociado do momento – era negociado a US$ 10,63 por bushel, e o novembro – referência para a safra norte-americana – valia US$ 10,36.

Segundo o consultor de mercado Vlamir Brandalizze, essas baixas refletem mais um movimento dos fundos investidores, que liquidam parte de suas posições diante de um financeiro menos favorável e que estimula uma maior aversão ao risco. “Esse é um mercado de fundos e não de físico”, diz .

A possibilidade de um aumento da taxa de juros nos EUA – que puxa o dólar para cima – e mais a baixa superior a 1% do petróleo também refletem esse cenário e pesa sobre as cotações. Ainda de acordo com Brandalizze, esse movimento não indica, no entanto, uma reversão de tendência para os preços da oleaginosa.

Entre os fundamentos, melhores condições de clima nos EUA que podem favorecer os trabalhos de plantio da nova safra também acaba sendo um fator de pressão sobre as cotações neste início de semana. O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) atualiza, às 17h (horário de Brasília), seu boletim semanal de acompanhamento de safras, após o fechamento do mercado, porém, as especulações já se iniciam.

Fonte: Notícias Agrícolas

← Soja tem segundo dia de baixas em Chicago e registra mínimas em duas semanas nesta 3ª feira - Via Notícias Agrícolas Soja busca recuperação depois das últimas baixas e opera em campo positivo nesta 6ª na CBOT - Via Notícias Agrícolas →

Deixe seu comentário aqui