Soja volta do feriado nos EUA atuando com estabilidade nesta 3ª – Via Notícias Agrícolas

Soja volta do feriado nos EUA atuando com estabilidade nesta 3ª – Via Notícias Agrícolas

Por: Carla Mendes. O mercado da soja na Bolsa de Chicago voltou do feriado nos Estados Unidos trabalhando com estabilidade na sessão desta terça-feira (30). Os futuros da oleaginosa perdiam, por volta das 7h20 (horário de Brasília), entre 0,75 e 2 ponto entre os contratos mais negociados. Com isso, o julho seguia atuando abaixo dos US$ 9,30 e valia US$ 9,24 por bushel.

Os traders se mostram ainda um pouco mais na defensiva frente a uma semana cheia de novos dados que serão reportados nos próximos dias. A nova safra americana volta ao foco principal dos negócios e o mercado espera ansioso pelo novo reporte semanal de acompanhamento de safras que o USDA (Departamento de Agricultura do Estados Unidos) traz às 17h (horário de Brasília), após o fechamento da CBOT. Segundo números levantados pela Labhoro, o mercado espera o plantio da soja entre 64% e 67%, contra 53% da semana anterior. Já no caso do milho, o índice esperado é de algo acima dos 90%, uma vez que nas áreas onde o plantio do cereal estava menos evoluído, o final de semana foi de condições mais favoráveis de clima, permitindo um melhor desenvolvimento da semeadura.

O boletim traz também os primeiros números nacionais das condições das lavouras de milho do país e as expectativas são de plantações em boas ou excelentes condições na casa de 66% a 68%. A média para este período é de 72%.  Além disso, ainda nesta terça chegam os números atualizados dos embarques semanais de grãos, também trazidos pelo USDA, durante o andamento do mercado. Em seu último relatório de embarques, divulgado no dia 22 de maio, o total da oleaginosa norte-americana já embarcada era de 50.447,843 milhões de toneladas, contra pouco mais de 43 milhões do mesmo período do ano passado. Paralelamente, atenção ainda ao desenvolvimento do clima no Meio-Oeste americano. Os próximos dias serão de mais chuvas, apesar de mais espaçadas e menos volumosas. Os modelos climáticos europeus, como mostram as informações da corretora, trazem as possibilidades de algo entre 75 e 100 mm de chuvas em Iowa (exceto sudeste), oeste e sul do Missouri, Oklahoma, Texas, Louisiana, Arkansas, Mississippi, Alabama e Tennessee. As demais áreas têm chuvas previstas de no máximo 45 mm acumulados.

Sobre as temperaturas, as previsões seguem indicando que elas continuam mais baixas do que o normal para o período e, segundo a AgResource Brasil, esse ainda deve ser o padrão pelas próximas duas semanas. Porém, a consultoria afirma ainda que “a frente fria chegando ao leste do Cinturão nos primeiros dias de junho começa a perder forças, dando espaço para um padrão climático dentro das normalidades sazonais”.

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas
← Soja tem leves altas nesta manhã de 4ª em Chicago - Via Notícias Agrícolas Soja: Em Chicago cotações têm leves baixas - Via Notícias Agrícolas →

Deixe seu comentário aqui