TEMPORAIS ISOLADOS NO RIO GRANDE DO SUL NAS PRÓXIMAS HORAS – Via MetSul

TEMPORAIS ISOLADOS NO RIO GRANDE DO SUL NAS PRÓXIMAS HORAS – Via MetSul

temporais no sulA MetSul alerta para a alta probabilidade de temporais ISOLADOS no Rio Grande do Sul entre a tarde e noite desta segunda-feira de Carnaval. Massa de ar quente, úmido e muito instável cobre o Rio Grande do Sul neste começo de semana. Modelos numéricos analisados indicam índices de instabilidade muito altos. Isso sinaliza uma atmosfera muito instável e propícia à formação de temporais nos dois dias, alguns potencialmente fortes com chuva forte a intensa localizada e risco de vendavais. O forte calor, e algumas cidades já tinham 35ºC ao meio-dia, agrava o risco de episódios localizados de vento forte.

Hoje, a instabilidade se formará sobre o Rio Grande do Sul por convecção em razão do calor e a umidade e será mais isolada, apesar de ser possível na maioria das regiões. Alguns dados apontam que o Sul e Sudoeste gaúcho teriam o risco mais alto de tempo severo. Amanhã, a instabilidade associada a uma frente fria avançará de forma mais generalizada do Uruguai para o Estado, mas eventos severos ainda serão localizados. Enfatizamos que o risco de fenômenos severos serão localizados, logo podem afetar uma cidade ou parte de uma cidade e não um município vizinho na mesma região. Em razão disso, somente alertas de curto prazo (nowcasting) podem identificar que uma tempestade afetará determinada localidade. Horas antes é possível estabelecer apenas uma área mais ampla de risco.

Reitera-se que o temporal do dia 29 de janeiro em Porto Alegre foi excepcional pela sua força e que a grande maioria dos temporais que se dão na área da Capital não tem ou terão a mesma magnitude no futuro. Como a cidade ainda está em processo de recuperação dos estragos com árvores e redes de energia fragilizadas, chuva e/ou vento moderado a forte neste momento pode trazer transtornos adicionais.

← Soja: Sem novidades entre os fundamentos, mercado fecha em queda na CBOT com pressão do financeiro - Via Notícias Agrícolas Soja: cotações voltam a subir na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira - Via Notícias Agrícolas →

Deixe seu comentário aqui