Identificado gene que cria trigo híbrido de alto rendimento

Identificado gene que cria trigo híbrido de alto rendimento

Pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, identificaram um gene natural de trigo que, quando silenciado, elimina a auto-polinização, permite apenas a polinização cruzada e fazendo com que seja possível a criação de trigos híbridos de alto rendimento. O estudo foi publicado na revista Nature Communications.

Os pesquisadores afirmaram que essa descoberta têm o potencial de mudar radicalmente a forma com que o trigo é melhorado na Austrália e no mundo.

“O trigo é o cultivo mais produzido no mundo, entregando 20% do total de calorias e proteínas da população mundial. Mas para atender a demanda do crescimento populacional previsto é necessário aumentar a produção em 60% até 2050. As sementes híbridas de trigo podem aumentar de 10% a 15% a produtividade comparando a variedades tradicionais”, disse Ryan Whitford, Líder do Programa de Híbridos da Escola de Agricultura, Alimentos e Vinhos da Universidade de Adelaide.

Leia também >> Trigo: Semeadura Em Solo Encharcado Pode Favorecer O Mosaico

Na Austrália, os híbridos de trigo provavelmente servirão para as áreas mais úmidas do país, na Costa Leste, mas também estabilizarão a produtividade nas áreas de agricultura mais difícil. Os pesquisadores ressaltam que o desafio de produzir trigo híbrido está na multiplicação comercial. A produção de sementes híbridas requer polinização cruzada em larga escala.

“Os híbridos são utilizados atualmente para milho e arroz, mas desenvolver um sistema híbrido viável para trigo panificável tem sido um desafio em função da complexidade do genoma do trigo. Nós agora identificamos o gene necessário para polinização cruzada que pode ser usado em larga escala”, constatou Whitford.

← Plantas daninhas resistentes aumentam custo de produção de soja RS registra recorde de volume de soja exportado →

Deixe seu comentário aqui