Sanidade das cultivares de trigo é posta à prova em safra chuvosa

Sanidade das cultivares de trigo é posta à prova em safra chuvosa

trigo safra chuvosaA safra de inverno 2015/2015 não está sendo favorável para os triticultores do Paraná e de São Paulo. As três primeiras semanas de julho foram marcadas por fortes chuvas, que atingiram lavouras em fase de espigamento ou início de florescimento no norte do Paraná e no sul de São Paulo, e em final de perfilhamento no sul e sudoeste do Paraná.

O clima impediu a entrada no campo para a realização do manejo adequado, como a aplicação de fungicidas, o que contribuiu para a proliferação de doenças que costumam aparecer em ambientes úmidos e com baixa luminosidade.

Após as chuvas, o engenheiro agrônomo da Fundação Pró-Sementes, Thiago Baudraz, identificou as principais doenças que atingiram o trigo. O sul e sudoeste do Paraná, bem como o sul de São Paulo, registram casos de ferrugem da folha e oídio. No norte do Paraná, o maior problema foi outra doença foliar, a bacteriose. Na mesma região, cultivares mais suscetíveis apresentam giberela, ainda que em baixa incidência.

Além de possíveis perdas na produtividade, estas doenças prejudicam a qualidade do grão, diminuindo o seu valor comercial. Por estes motivos, torna-se cada vez mais importante buscar cultivares tolerantes a estas condições climáticas e às doenças desencadeadas nestes ambientes.

Buscando atender a esta crescente demanda, a Fundação Pró-Sementes lançou, em parceria com a Biotrigo Genética, a cultivar de trigo FPS Virtude. Destinada aos produtores das regiões II (moderadamente quente, úmida e baixa) e III (quente, moderadamente seca e baixa) dos estados do Paraná e de São Paulo, além do Mato Grosso do Sul, o novo material está se destacando por sua boa sanidade de folha e de espiga. “FPS Virtude apresentou uma baixa incidência de doenças fúngicas, que foram facilmente controladas”, explica Baudraz.

Resultante do trabalho de melhoramento da Biotrigo Genética, FPS Virtude é um material classificado como pão/melhorador e apresenta um bom comportamento à debulha, à germinação na espiga, ao acamamento, ao oídio, à brusone e às manchas foliares.

O licenciamento da cultivar FPS Virtude é feito exclusivamente pela Fundação Pró-Sementes.

← Soja na Bolsa de Chicago tem altas nesta manhã Plano Agrícola e Pecuário: Novas regras beneficiam produtores, diz secretário do Mapa →

Deixe seu comentário aqui