Trigo/Cepea: preços reagem no Brasil; clima chuvoso preocupa

Trigo/Cepea: preços reagem no Brasil; clima chuvoso preocupa

O valor médio do trigoO valor médio do trigo, que estava em movimento de queda desde o final de abril, tem reagido nos últimos dias no mercado interno. Segundo pesquisadores do Cepea, produtores, preocupados com o elevado volume de chuva e atentos à baixa oferta de trigo de boa qualidade da safra 2014, têm pedido preços maiores na venda do cereal.

Quanto ao clima, ainda é cedo para mensurar qual o impacto sobre a qualidade. Por enquanto, do lado de comprador, representantes de moinhos temem que as chuvas resultem em grão que não corresponda às características desejadas para panificação – esse cenário, por sua vez, pode pressionar o valor pago ao triticultor.

[ubm_premium_banner_rotation banners=4,5 interval=8 width=250 height=250 orderby=rand]

Quanto ao produtor, a preocupação está relacionada ao aparecimento de doenças fúngicas, que pode elevar os custos de produção – em Ponta Grossa (PR), produtores já indicam o aparecimento de ferrugem e oídio. O excesso de umidade também dificulta o controle fitossanitário adequado nas lavouras. Segundo informações da equipe de custos de produção do Cepea, já tem triticultores do Paraná realizando uma aplicação adicional de fungicida em relação ao planejado. Além do custo operacional, os insumos utilizados também se valorizaram nos últimos meses.

Fonte: Cepea/Esalq

← Publicado programa de monitoramento do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes da área animal Como prevenir o inevitável →

Deixe seu comentário aqui