Um novo olhar sobre o negócio rural

Um novo olhar sobre o negócio rural

E-social – escrituração fiscal digital social janeiro/17Hoje em dia, o agricultor deve ficar atento e observar a importância de uma gestão do negócio rural focada nos aspectos do mercado, desenvolvimento de pessoas e o uso de ferramentas de consultoria apropriadas para acompanhar a constante atualização do setor.

Nesse cenário competitivo, de introdução dos valores ambientais, da qualidade dos serviços, disputas comerciais, revolução científica e tecnológica com grandes avanços que geram mudanças importantes nos processos produtivos do agro é que surge a Rentagro Consultoria em Agronegócio. Uma empresa que tem por objetivo aumentar os lucros da sua empresa rural familiar, proporcionar o melhor rendimento, organização e contribuir para o desenvolvimento da mesma, aliando conhecimento e experiência com ações que norteiam a ética, a confiança e a transparência.

Segundo Décio Teixeira – Presidente da APROSOJA -, fomentador do progresso e da tecnologia dentro da profissionalização do agro: “A consultoria em agronegócio oferecida pela Rentagro é uma ferramenta importante para o controle da propriedade rural. Ter alguém que dê consultoria facilita a compreensão dos produtores em assuntos mais complexos desde relacionados a custos até a atualização das novas tecnologias que surgem no setor. A incorporação de novas tecnologias de assessoramento permite que os produtores ganhem tempo com detalhes que dificultam a administração e que exigem experiência para a resolução”.

Como uma peça fundamental desta engrenagem do mundo agro a Rentagro atua junto aos clientes e possui o compromisso de identificar problemas, sua origem e causa, resultando no diagnóstico das consequências que estes pontos podem impactar na empresa rural atendida e, por fim, oferecer soluções e auxílio na implementação das mesmas, definir objetivos e manter os clientes focados em seu negócio e nos resultados pretendidos e com isso oferecer uma organização interna que permita o planejamento do trabalho de maneira a obter resultados mais detalhados em menor tempo.

A consultoria é feita juntamente com o produtor, na propriedade rural e tem por base quatro pilares: Diagnóstico Trabalhista; Consultoria Contratual; Planejamento Sucessório e Gestão de Soluções Ambientais podendo se estender a outras áreas conforme necessidades apresentadas pelo gestor rural.

>>Leia também: Prevenir ou remediar? Eis a questão!

As informações de consultoria desse conjunto buscam o sucesso dos empresários rurais que exploram atividades sujeitas às mesmas leis de mercado, intempérie e custos, tornando-os fortes e competitivos. Quem são os fortes? Não são essencialmente os grandes produtores, mas àqueles que mantêm o equilíbrio de investimentos compatíveis com sua produção, conhecem seus custos, estabelecem parcerias eficazes e fazem uso de planejamentos e estratégias de seus negócios. É nesse aspecto que você pode conferir cada base dos quatro pilares dessa engrenagem, a seguir:

Planejamento sucessório: A sucessão é inevitável. Não há dúvidas de que o patrimônio e/ou o controle empresarial concentrado em uma pessoa, em um determinado momento, por diferentes razões, mudará de mãos. Para que a sucessão ocorra de forma menos traumática é importante planejá-la. O planejamento – ou não – é uma escolha que certamente influenciará na preservação ou no perecimento da empresa e do patrimônio da família.  Esse planejamento serve para proteger seu patrimônio, e garante a perenidade do mesmo, prepara seus sucessores para a continuidade do legado e evita qualquer tipo de conflito e disputas entre os membros da família. É um assunto delicado, mas muito importante e traz benefícios à sua própria família e empresa. Ou seja, não serve para programar alguma fatalidade, mas sim planejar a vida da família e a solidez do negócio rural.

Para o Desembargador Wellington Pacheco Barros, as coisas ainda são tratadas a moda antiga, mas os tempos mudaram e nós precisamos de mais técnica e estudo na empresa rural. “O que se percebe na atualidade da atividade rural é a falta de investimento em profissionalização para que a sucessão ocorra com alguém capacitado. É preciso que se fale de sucessão rural e que o produtor se prepare pra isso. O negócio é promissor enquanto está na mão do pai de família, mas se o filho não se preparar e não tiver contato com a empresa, os riscos são muito grandes. É preciso que haja um preparo para a continuidade. O pai de família pode passar as reponsabilidade para os filhos e orientá-los à distância. A profissionalização é essencial. O trabalho que o Dr. Prevedello está desenvolvendo, junto a sua equipe, é um trabalho de fôlego, é um trabalho necessário para as empresas rurais, e vem para contribuir com o crescimento e a solidificação do negócio e do patrimônio dos agricultores da região”.

Diagnóstico trabalhista: Para evitar transtornos futuros, além do exorbitante custo com ações judiciais, a melhor ação é trabalhar preventivamente, corrigindo condutas ou problemas pontualmente. O preventivo trabalhista, da Rentagro, utiliza procedimentos baseados na prática do dia a dia e na legislação para, ao final, oferecer soluções concretas de redução ou eliminação de passivos trabalhistas, diminuição de custos, melhoramento das condições de trabalho e aumento da produtividade, apontando a existência de eventuais irregularidades ou descumprimento do contrato de trabalho, de normas coletivas de trabalho ou da legislação trabalhista. O Engenheiro Agrônomo, Tiago Machado, afirma: “Prevenir é sempre melhor que remediar. Acredito que a consultoria preventiva é de grande valia ao produtor rural, para evitar danos ao patrimônio, auxiliar na área contábil, no planejamento financeiro e sucessório. Igualmente importante para a visualização da análise dos riscos e na elaboração de estratégias preventivas para resolução rápida e eficaz dos problemas”.

Gestão de Soluções Ambientais: A elaboração e execução de planos de ações para garantir que tudo que se insere nas legislações ambientais esteja dentro das normas é fundamental para que o não cumprimento não resulte em multas, compensações ou reparações de danos. Assim, auxilia a impedir que uma propriedade ou o proprietário rural sejam penalizados por ações, omissões ou projetos que não se enquadram na legislação. Evitando a ocorrência de sanções administrativas e o surgimento de questões judiciais.

Consultoria contratual: Aqui está a concentração de atividades onde o contrato é um instrumento de alto grau de importância e deve ser elaborado ou analisado sempre com muita atenção, pois a cada movimento nos deparamos com um termo, condição ou regulamento. Essa consultoria é um agente de mudanças que auxilia os clientes a entender e agir sobre questões que podem trazer prejuízos. A Rentagro atua na prevenção e elaboração de pareceres, antes da assinatura de contratos, a fim de que as práticas do cliente sejam corrigidas e melhoradas, na busca de resultados efetivos, ou seja, busca o crescimento e a expectativa de novas aquisições e proporciona abertura de novos e eficientes negócios.

Completa e apta para assessorar o agricultor nos serviços descritos acima, a Rentagro conta, atualmente, com uma equipe multidisciplinar composta por administradores, contadores, corretores, engenheiros agrônomos, advogados e técnicos laborais que identificam os fatores de risco do dia a dia para correção preventiva, redução de custos, aumento da rentabilidade e proteção do patrimônio.

 Uma empresa como a RENTAGRO vem a agregar resultados aos produtores rurais, pois hoje em dia, poucas são as propriedades que contam com uma consultoria especializada no AGRO, com planejamento de ações e implantação de ferramentas que diminuam os riscos da atividade, consequentemente, aumentando a eficiência financeira e rentabilidade do agronegócio, afirma Rodrigo Rossato, Sócio Proprietário AgroPrecision.

 

← A importância do potássio para a cultura da soja Soja: Ainda de olho nas chuvas na Argentina, mercado recua novamente em Chicago nesta 4ª - Via Notícias Agrícolas →

Deixe seu comentário aqui