Prazo para a vacinação contra brucelose termina na terça-feira

Prazo para a vacinação contra brucelose termina na terça-feira
vacina bruceloseA Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) alerta os pecuaristas do Estado para o fim do prazo da vacinação contra a brucelose. Quem não vacinou as bezerras com idade entre três e oito meses contra a doença tem até terça-feira (30/06) para fazer a imunização. A estimativa do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT) é que cerca de 1,3 milhão de bezerras sejam vacinadas nesta primeira etapa de campanha.Após vacinar, o pecuarista tem até o dia 10 de julho para comunicar a imunização ao Indea. “A comunicação ao órgão responsável é tão importante quanto vacinar, pois assim o produtor conclui sua obrigação sanitária conforme a legislação”, explica o gestor no Núcleo Técnico da Famato, Carlos Augusto Zanata.

A vacinação contra a brucelose é dividida em duas etapas, sendo uma em cada semestre do ano. A próxima etapa será de 01 de julho a 31 de dezembro. O pecuarista que não imunizar o rebanho pode ser multado em 2,25 UPFs (Unidade de Padrão Fiscal), sendo que cada UPF equivale, hoje, a R$ 113,08. As propriedades irregulares com a vacinação ficam impedidas de transitar com bovinos e bubalinos machos e fêmeas de qualquer idade, categoria ou finalidade.

Para comprovar a vacina é importante que o produtor faça a marcação V5 na face esquerda do animal imunizado. O “V” significa vacinação de brucelose e o número 5 indica o último dígito do ano em que foi aplicada a vacina, no caso 2015.

Agrolink com informações de assessoria
← Brasil pode ser modelo mundial na produção de alimentos sustentáveis Novas tecnologias no cultivo da soja garantem aumento de produtividade e controle de pragas e doenças →

Deixe seu comentário aqui