fbpx

Novo herbicida para manejo de dessecação

Novo herbicida para manejo de dessecação

Foi anunciado este mês o novo herbicida Amplexus (Imazapic + Imazapyr) para o manejo e combate de plantas daninhas de difícil controle.

O produto também atua no manejo de dessecação pré-plantio da soja, com eficiência no controle de invasoras de folhas estreitas e largas, com destaque para o capim-amargoso (Digitaria insularis).

O produto tem uma ação sistêmica com absorção foliar e radicular. Segundo a fabricante Basf, quando respeitado o intervalo de aplicação, o Amplexus é seletivo para a cultura da soja geneticamente modificada tolerante ou não tolerante às imidazolinonas e para a cultura do milho tolerante ao grupo das imidazolinonas.

De acordo com a bula, a ação herbicida do Amplexus é “resultado da redução dos níveis de 3 (três) aminoácidos alifáticos de cadeia ramificada, valina, leucina e isoleucina, através da inibição do ácido hidroxiacético sintetase (AHAS), uma enzima comum na via biossintética desses aminoácidos”.

 “Amplexus é absorvido pelas folhas e raízes e translocado rapidamente através do xilema e floema para as regiões meristemáticas da planta, onde se acumula. Embora a interrupção de crescimento e a morte das regiões meristemáticas ocorram logo após a aplicação, a clorose das folhas novas e a necrose dos tecidos podem demorar até duas semanas em algumas espécies”, complementa a Basf.

O anúncio foi feito durante o VIII Congresso Brasileiro de Soja, juntamente com o lançamento do herbicida Atectra. O evento, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), ocorreu entre os dias 11 e 14 de junho em Goiânia (GO). Na ocasião foram discutidos os principais avanços e tendências dos sistemas de produção que devem transformar o agronegócio nos próximos anos.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *