a-importancia-da-lucratividade-para-o-produtor-rural

A importância da lucratividade para o produtor rural

Diariamente, novas tecnologias batem à porta dos agricultores brasileiros. Junto com elas, um vasto número de informações é gerado para auxiliar no controle, na tomada de decisão e na eficiência das propriedades.

O campo está preparado para essa tendência? Fomos em busca dessa e de outras respostas com o Tomás Scapin, produtor rural e sócio da Agridados, uma empresa de software especializada em gestão rural, confira:

Revista Agrocampo: O que fez os criadores da Agridados, verem no Agro uma oportunidade para investir?

Banner

Tomás Scapin: O produtor rural no Brasil é uma referência para o mundo. Atingimos níveis de produtividades altíssimos, mesmo em comparação com os EUA. Contudo, notamos que esses números crescem a taxas cada vez menores. Ao que parece, estamos próximos de um “teto”.  Em paralelo, notamos um aumento substancial nos custos empregados em todo o processo de produção. É muito preocupante que a projeção do aumento dos gastos seja maior que o aumento da produtividade. O produtor precisa olhar para a lucratividade por hectare, assim como fez com a produtividade há tempos atrás. Pensando nisso e sabendo que a gestão será primordial para diminuir custos e aumentar a margem de lucro que desenvolvemos a Agridados. Uma ferramenta que dá o passo a passo para o produtor ter uma gestão completa na sua propriedade.

Revista Agrocampo: O que motivou a busca por um software de gestão agro?

Tomás Scapin: A nossa própria necessidade como produtor rural chamou a atenção para o app. O mercado agrícola mudou muito nos últimos anos: são novas cultivares, novos defensivos, novas pragas, enfim, novas complexidades. Percebemos que seria inviável crescer sem intensificar nossos controles e aumentar nossa eficiência. Da mesma forma que um fungicida combate a ferrugem, a ferramenta certa para elevar a eficiência dos processos internos é a gestão. Então resolvemos contratar um software que fosse SIMPLES e da mesma forma permitisse um controle completo. Por exemplo, como eu saberia que gastamos R$ 4.342,00 em parafusos na última safra, sem um controle apurado? O resultado final foi que fiquei tão satisfeito que me tornei sócio (risos).

Revista Agrocampo: O produtor rural está sempre correndo riscos. Como um software auxilia nessa questão?

Tomás Scapin: O risco é inerente ao negócio, principalmente quando falamos de agricultura. O que prezo é que conheçamos nosso negócio de uma forma muito clara. Assim podemos mensurar corretamente o que fazer e quando fazer. O produtor rural sabe disso como ninguém e jamais será substituído o seu “conhecimento de causa”, porém a agricultura de hoje está cada vez mais complexa e o controle de todo o processo não pode mais ser realizado a moda antiga. O software da Agridados torna o cenário mais claro, trazendo informações rápidas e precisas para que a decisão seja a mais segura possível. A gestão da informação é definitivamente a bola da vez.

Revista Agrocampo: Já existem outros programas de gestão à disposição do produtor, qual o diferencial de vocês?

Tomás Scapin: Com certeza, esse mercado vem crescendo muito não só aqui, como no mundo. É uma tendência sem volta. Nosso modelo de negócio é inspirado no modelo americano de vender software como um serviço (assim como a Netflix, por exemplo). Ou seja, não cobramos implantação, treinamentos, ou multas por cancelamento. E o produtor pode testar o software na sua propriedade antes de pagar a primeira mensalidade. Nossos planos começam a partir de R$ 99,00 mensais e nosso principal pilar é manter a SIMPLICIDADE no uso do software.

Revista Agrocampo: Estamos na era das Startups, o que vocês diriam para quem está pensando em se aventurar no negócio próprio?

Tomás Scapin: Tenham conhecimento do mercado em que vão atuar. O mercado de startups é muito dinâmico, surgem novas tecnologias todo dia, é preciso ter no DNA da empresa essa busca pelo novo. Uma startup (e qualquer empresa) precisa estar pensando à frente, sempre. O caminho é árduo, mas criar uma solução que torna o trabalho de alguém mais eficiente é gratificante! Busque conhecimento, respire fundo e torne-se um empreendedor!

Deixe seu comentário