o-insumo-da-agricultura-digital

O insumo da Agricultura Digital

Essa foi a tônica do Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão (ConBAP 2018), ocorrido em Curitiba/PR, entre os dias 2 e 4 de outubro, momento em que especialistas, fornecedores, pesquisadores e estudantes se reuniram para discutir e apontar os rumos da Agricultura de Precisão no Brasil. Sem dúvida, foi um evento marcado pela euforia de uma nova onda tecnológica que está chegando ao campo, denominada como a DIGITALIZAÇÃO DA AGRICULTURA ou, simplesmente, AGRICULTURA DIGITAL.

Durante os três dias, foi possível acompanhar palestras e discussões acaloradas sobre a propriedade dos DADOS agrícolas, seu valor aos produtores rurais e a forma de dissipação através de plataformas inteligentes na internet. Entre várias palestras, três se destacaram:  a primeira foi a palestra proferida por Tsen Chung Kang, professor da FATEC Pompéia, que salientou a entrada do Mundo em uma Nova Era, na qual as SOLUÇÕES serão mais importantes que o CAPITAL, e o que melhor representa isso é o crescente número de Startups no Agro. 

A segunda palestra que se destacou foi a do pesquisador do USDA, Kenneth Sudduth, que traçou um panorama histórico da Agricultura de Precisão nos Estados Unidos e afirmou que Agricultura de Precisão no Brasil é semelhante ou até mais inovadora que a dos EUA. A terceira em destaque foi a palestra do Dr. Alan Acosta, CEO Drakkar, que mostrou números financeiros bastante expressivos do ROI (Retorno sobre o Investimento) obtidos por meio da implantação de técnicas de AP, da ordem de 4 a 10 vezes o valor investido. Com uma apresentação bastante envolvente, usando uma gravata vermelha que remetia mais a um “banqueiro” do que a um agrônomo, o representante da empresa líder em Agricultura de precisão no Brasil, apontou múltiplos desafios da AP no país, profetizando que apesar de toda a onda tecnológica que vem pela frente, quem vai apertar o botão no final ainda é humano, salientado a importância das pessoas no processo da digitalização do campo. Entenda mais sobre o projeto tecnológico da Drakkar visitando www.drakkar.com.br .

Banner

Mais informações em breve no site do evento, onde as palestras ficarão disponíveis: http://conbap2018.asbraap.org/index.php .

Deixe seu comentário