Por Assessoria
Com um modelo mais moderno, que visa aproximar as práticas acadêmicas de todos os setores da economia e promover empreendedorismo e inovação, a Universidade de Passo Fundo lançou a nova Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios, nesta terça-feira (8), na Expodireto em Não-Me-Toque.
A iniciativa faz parte do novo modelo político-administrativo da instituição, com estrutura mais moderna, integrada e conectada internamente e também à realidade do mercado. O objetivo é qualificar os processos de gestão e avançar na excelência acadêmica e na produção de conhecimento.
Presente no ato, o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, lembrou que a Expodireto Cotrijal conta com a participação da UPF há 21 anos. Essa relação próxima não está atrelada apenas aos espaços físicos, mas ao desejo de produzir o desenvolvimento.
“Sabemos da importância do conhecimento gerado pela universidade e vemos seus acadêmicos atuando nas mais diversas áreas. A UPF é parte fundamental para o desenvolvimento do agro e ficamos muito felizes de ter esse lançamento feito em nossos espaços, pois temos certeza de que as sementes lançadas aqui germinam com sucesso”, enfatizou.
A reitora da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, explicou que a nova escola foi planejada com foco no desenvolvimento sustentável da região Norte do Rio Grande do Sul e está alinhada às transformações sociais e às exigências do mercado.
“Inovamos para melhor responder às necessidades do nosso tempo e do futuro. Temos que pensar cada vez mais na formação que conecta conhecimentos de diferentes áreas e que desafia o estudante a propor soluções para os problemas da vida real, sobretudo diante das possibilidades que a ciência, a tecnologia e a inovação oferecem”, ressaltou.
Para Enio Schroeder, vice-presidente da Cotrijal, a UPF tem acompanhado as novas tendências de inovação e desenvolvimento, cada vez mais exigidas no mundo. “A UPF tem a missão de capacitar profissionais de várias áreas e por isso a qualidade de ensino tem sempre que se reinventar para atender as necessidades”, finaliza.
A nova escola
A Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios abrange os cursos de graduação em Administração, Agronegócio, Agronomia, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos e Medicina Veterinária. Também engloba pós-graduação stricto sensu, especializações, MBA e residências.
A estrutura física inclui todas as áreas das unidades acadêmicas que foram integradas. É o caso dos espaços para práticas experimentais e todos os laboratórios — inclusive o Laboratório de Solos, que é referência e possui certificação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e governos estaduais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Compreende ainda Hospital Veterinário, Centro de Pesquisa e Extensão Agropecuária (Cepagro), Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa), Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Sanidade Animal (CDSA), Serviço de Análise do Rebanho Leiteiro (SARLE) e Centro de Pesquisa e Extensão nas áreas das Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis.