Com casa cheia, a Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) lançou, na noite desta terça-feira (28/6), o Sumário de Touros e Ventres 2022/2023. O evento, que ocorreu na sede da entidade em Pelotas (RS), reuniu criadores, técnicos e representantes de associações de raça que receberam, em primeira mão, as publicações que reúnem escores de exemplares Angus, Brangus, Canchim, Charolês, Devon, Hereford e Braford, avaliados no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo). A novidade neste ano ficou por conta da raça Canchim, que passou a ter informações genéticas de seus animais disponíveis no Sumário impresso.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da entidade, Flávio Alves, o Sumário de Touros e Ventres vem se consolidando como uma ferramenta essencial na seleção genética de animais.
Veja também: Micoplasmose aviária – causas e consequências
“O pecuarista confia nesses dados e tem suas decisões cada vez mais balizadas nas informações técnicas presentes ali”, pontuou. Fernando Cardoso, Chefe Geral da Embrapa Pecuária Sul e consultor de genética do Promebo, acrescentou que “os dados ajudam a entender a realidade do mercado e também o que ele demanda”.
Conduzido pela superintendente de registros da ANC, Silvia Freitas, o evento contou com assado na parrilla e muita música, promovendo a integração e confraternização entre os criadores e demais participantes. O lançamento encerrou com chave de ouro a programação do 1º Fórum Promebo na Prática, realizado ao longo de terça-feira, com atividade teórica e prática na Associação Rural de Pelotas.