Mais de quatro mil produtores se inscreveram para o Desafio de Máxima Produtividade de Soja do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). O prêmio valoriza os principais destaques da agricultura do país. E, na edição deste ano, o engenheiro agrônomo da Sementes Aurora e consultor técnico da Revista Agrocampo, Mauricio De Bortoli, sagrou-se Bicampeão Nacional do CESB – Categoria Irrigada.
O destaque desta edição de 2018/2019 fica para o aumento de área plantada, em hectares. Neste ano o Desafio conseguiu atingir 11,5% das plantações de soja do Brasil, o que representa 4,14 milhões de hectares. No total, o Brasil conta atualmente com cerca de 36 milhões de hectares.
A cerimônia realizada nesta terça-feira, 18 de junho, durante o 11º Fórum Nacional de Máxima Produtividade do CESB, em Londrina – PR, no Parque de Exposições, Governador Ney Braga, revela os grandes campeões do Desafio CESB.
Conseguir atingir o prêmio nacional, para nós é um motivo de muito orgulho, pois a nossa área em 2019 foi a campeã da categoria irrigada, destaca Maurício.
O objetivo do Desafio é propagar informação e conhecimento, a fim de que o produtor de soja possa atingir novos patamares de produção com rentabilidade e sustentabilidade dentro de uma mesma unidade de área, evitando assim, desmatamento desnecessário.
De acordo com Maurício, com a evolução da agricultura digital, é possível se obter um domínio maior de informações em tempo real de várias ações relacionadas às áreas, bem como, as relações com a tecnologia que produzem informações muito importantes que ajudam o gestor ou técnico da propriedade a tomar decisões mais assertivas.
Leia mais sobre Agricultura Digital
Estar alicerçado de informações técnicas é um dos fatores determinantes para que conquistássemos todos os campeonatos do CESB que participamos, comenta.
Em 2013 a Categoria Irrigada foi conquistada pela primeira vez. “A Sementes Aurora dispunha de informações importantes que foram utilizadas de forma coerente e que gerou um excelente resultado”, conta Maurício.
Já em 2016, o trabalho foi evoluindo, cada vez mais, e todas essas informações foram sendo ajustadas, e, na oportunidade, foi campeão na Categoria Sequeiro Sul, com 104,3 sacas por hectare.
Agora em 2019, com trabalho sério e muita informação gerada por uma área experimental própria que é uma parceria com a empresa AgroPrecision e Sementes Aurora, usamos essas informações para ir além da casa dos três dígitos e conseguir atingir o prêmio nacional e que para nós, é um motivo de extremo orgulho e alegria, comenta Maurício.
6 Comments