A 2ª edição do evento Donas do Agro reuniu 160 mulheres no Auditório Flávio Miguel Schneider na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, sexta -feira, 18 de outubro.
O propósito é enfatizar a importância crescente da mulher no agronegócio e promover o debate sobre a valorização do público feminino no campo.
O evento é promovido pelo Encorte que é um ciclo de palestras realizados na UFSM.
Atualmente é considerado o maior e mais antigo evento voltado para o agronegócio promovido por uma universidade federal.
Deste modo, a primeira edição do Encorte ocorreu no ano de 1991, no auditório do Centro de Ciências Rurais da UFSM e contou com um público de aproximadamente 80 pessoas.
Porém, com o passar dos anos, o evento foi ganhando destaque e recentemente contou com público de 800 participantes.
Assim, Donas do agro é um evento voltado exclusivamente para as mulheres apaixonadas pelo agro, e que vem com a ideia de revolucionar o setor do Agronegócio pensando nas mulheres poderosas e engajadas em suas atividades.
Portanto, contou com uma programação voltada ao conhecimento e ao incentivo para que cada vez mais as mulheres se insiram no segmento combatendo todas as adversidades do caminho.
Ana Paula Toniolo abriu o evento falando sobre o seu case de sucesso com a palestra: O espaço da mulher no mundo comercial do agronegócio;
Corteva realiza formatura de produtoras rurais durante o CNMA
Além disso, o amor e a dedicação de geração a geração pela pecuária foi destacado pela Gerente Nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes;
Já em seguida, a Médica Veterinária e atualmente coordenadora de programas genéticos – Semex, Bruna Schiefelbein contou sobre a sua trajetória profissional e desafios através do tema: O que podemos aprender com as mulheres da Pecuária Leiteira;
Por fim, a manhã se encerrou com um debate, onde a plateia pôde fazer perguntas e interagir com as palestrantes sobre os temas abordados.
Além disso, a mediação foi realizada pela Zootecnista e professora da Universidade de Cruz Alta, Daniele Araldi.
SLC Máquinas realiza treinamento de tratores exclusivo para mulheres
A programação da tarde iniciou com a palestra: A mulher no agronegócio -desafios e conquistas, ministrada por Maria Iraclézia de Araújo;
Em seguida, a fundadora da Carne com Ciência, Paula Martino abordou sobre o tema: A carne tem história;
E para encerrar o ciclo de palestras, a Relações Públicas, Camila Telles falou sobre o agro na rede, bem como a sua jornada pessoal e profissional no agronegócio.
Por fim, o evento foi encerrado com um Happy Hour ao som da cantora Esther Mello.