O período de estresses hídricos, com o maior período sem chuvas significativas desde 2012, foi decisivo para a SEARCA buscar o especialista em fisiologia.
A palestra de janeiro promovida pela SEARCA – Sociedade dos Engenheiros Agrônomos da Região de Cruz Alta, trouxe o Professor Doutor em Agronomia Evandro Binotto Fagan. Ele abordou a Mitigação de estresses e a importância da nutrição na fisiologia do enchimento de grãos na cultura da soja, e reuniu mais de 150 profissionais da Agronomia.
De acordo com o palestrante, é preciso debater acerca do crescimento raticular, e a necessidade de manter uma base de nutrição para a planta neste período.
Ele propôs ainda o entendimento da fase reprodutiva, para que se potencialize o crescimento de frutos, gerando assim mais produtividade na safra.
Na sequência, foi citada a estiagem que os produtores gaúchos vivem, sendo este considerado o maior período sem chuvas significativas desde 2012.
SEARCA promove palestra técnica sobre Manejo de Doenças na Cultura da Soja
Conforme Fagan, para evitar perdas significativas na lavoura, é preciso efetuar sempre com atenção o preparo do solo, potencializando crescimento raticular ao longo do perfil.
O que por sua vez, “proporciona uma absorção de nutrientes e água mais adequado. Em condições de restrição hídrica, se tem melhor capacidade da planta em buscar aquela água mais profunda”, comenta.
Aliás, caso já tenha passado por esse período de restrição, o produtor deve buscar reduzir o estresse no momento de enchimento de grãos. Assim, a planta terá mais energia disponível para translocar.
“Sempre uma planta bem nutrida em potássio, fósforo e magnésio tem maior capacidade de deslocar o açúcar da folha para o órgão reprodutivo”, finaliza o especialista em Fisiologia.
Palestras de acordo com o momento que a agronomia vive
O Presidente da SEARCA, Maurício de Bortoli, destacou o intuito de sempre transferir conhecimento através da atualização técnica.
Portanto, a participação do associado, que sugere os temas para cada mês, por cultura ou momento que a agronomia vive, é fundamental para essa troca de conhecimento.
“Essa primeira palestra fala sobre a mitigação dos estresses fisiológicos da planta, ou seja, estamos passando por um momento de muita falta de chuva, e trouxemos um fisiologista para falar sobre o que o agricultor e o técnico podem fazer para melhorar o desenvolvimento da planta neste ambiente”, destacou o Maurício.
Estiagem: Nove municípios do RS decretam situação de emergência
Saiba mais sobre Evandro Binotto Fagan
Prof. Dr. Evandro Binotto Fagan é professor do Centro Universitário de Patos de Minas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia da produção e do estresse, Bioquímica de Plantas e produtos de efeitos fisiológicos.
Atua como pesquisador e palestrante em parceria com empresas no sentido de gerar inovações tecnológicas na área de fisiologia de plantas para validação e desenvolvimento de produtos, especialmente bioestimulantes, nutrição, hormônios e moléculas anti-estresses.
Possui boletins técnicos em parceria coma Fundação MT e EPAMIG. Possui 62 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.
Confira no Agroplay!
2 Comments