O Comitê de Crise (CC AGRO-COVID19) foi instituito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no último dia 31 de março. A decisão saiu no Diário Oficial da União e foi assinada pela Ministra Tereza Cristina.
De acordo com a descrição, o comitê visa monitorar e propor estratégias para o momento atual, afim de minimizar impactos causados pela pandemia na produção e abastecimento de alimentos à população.
Enquanto isso, a nova estratégia busca também propor ações para contribuir ainda na manutenção do abastecimento.
Sobretudo, precisa-se lembrar que o comitê é formado por 14 integrantes de secretarias do Ministério, além da Conab e Embrapa. Afim de subsidiar a ministra na tomada de decisões durante a pandemia, é que o grupo vai trabalhar.
Prevenção: Mapa pede que produtores e transportadores redobrem cuidados
A saber, o grupo está estruturado em duas linhas, que buscam ações de monitoramento e encaminhamento de soluções a curto prazo, bem como a elaboração de soluções de ajuste a médio e longo prazo. Sendo assim, vão projetar cenários, elaborando propostas sobre impactos que podem vir a ocorrer.
Primeiramente, vão monitorar o comércio varejista, por meio de associações, envolvendo atividades de produção de insumos básicos ou intermediários. Estes, para uso em atividades industriais que alimentam ao setor.
Portanto, a presidência e coordenação cabe ao Secretário de Política Agrícola do Mapa, Eduardo Sampaio Marques. Seja como for, deverá interligar a comunicação entre órgãos dos Governos Federal, Estadual e Municipal.
4 Comments