Hoje a Revista Agrocampo nos cedeu espaço para esclarecermos tudo sobre a obrigatoriedade da nota fiscal para produtores rurais.
Somos a Appelsoft, empresa há mais de 33 anos no mercado e contamos com sistemas de gestão empresarial que levam a sua empresa ao próximo nível.
Nos direcionamos a você, produtor rural atento, que gere a sua propriedade com êxito e está por dentro das mudanças e obrigatoriedades que lhe cabem. Certamente você já sabe que, desde 2020, os produtores rurais podem emitir nota fiscal eletrônica (NF-e). A novidade (e possível preocupação maior), se dá pela obrigatoriedade de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural (NFP-e), a partir de julho de 2023.
Não entre em pânico, estamos aqui para te ajudar!
Recapitulando, até então o produtor não podia emitir nota eletrônica e dependia dos blocos de papel, todavia com a chegada da NFP-e, os produtores rurais passam a ter todas as transações registradas de forma eletrônica. Sejam elas estaduais, interestaduais ou até mesmo de exportações. Além disso, o processo vai ser tornar muito mais prático para o produtor, visto que não será necessário mais ir até a prefeitura para entregar e retirar os talões de notas fiscais.
A OBRIGATORIEDADE DE EMISSÃO DE NF-E PARA O CAMPO
A emissão de nota fiscal eletrônica ocorre desde 2006, a partir de então, todas as empresas que têm relações comerciais passaram a emitir para: comprovar a transação comercial, recolhimento de impostos e facilitar a fiscalização pelos órgãos competentes.
Cabe lembrar que com a chegada do documento eletrônico se reduziu o uso do papel, assim como o tempo de emissão da nota.
Nesse momento, ela vem facilitar a rotina do produtor rural que até 2018 não podia emitir o documento de forma eletrônica. Para o empreendedor do campo, apenas era permitida a emissão de nota fiscal via bloco de papel, o que burocratiza e dificulta muito sua rotina.
BENEFÍCIOS DE EMITIR A NOTA FISCAL DO PRODUTOR RURAL
- Tudo on-line;
- Redução de custos;
- Diminuição dos erros humanos na hora da emissão;
- Aumento da confiança entre produtores e clientes;
- Comprovação do preço praticado na venda;
- Confirmação da circulação de mercadorias;
- Facilidade de emissão em qualquer computador;
- Redução no consumo de papel;
- Registro de que as operações foram realizadas corretamente.