Avanços tecnológicos e cuidado ambiental são as expectativas para o futuro do setor no Brasil, diz Claudio Machado, professor da FIA Business School
O agronegócio no Brasil não está somente associado à atividade agrícola e rural nos campos. O setor envolve muito além disso. Cadeias produtivas, sistemas agroindustriais e todo o fornecimento de insumos, máquinas, defensivos compõem todo o processo de industrialização posterior que se dá no mercado de alimento, energia e outros.
O Brasil se tornou líder a nível global quanto ao desenvolvimento tecnológico da agricultura tropical, alcançando aproximadamente 150 bilhões de dólares em exportação de agronegócio em 2022, segundo dados do Governo Federal compilados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) no Boletim de Comércio Exterior do Agronegócio.
Para Claudio Machado, professor da FIA Business School do núcleo PENSA, o agronegócio tem uma dimensão sistêmica que se convenciona das atividades rurais até a distribuição e consumo final de produtos. “Temos uma atuação de extrema importância no Brasil visto que esperou-se 25% de participação do setor no PIB em 2022, segundo do Cepea USP (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada)”.
Nos últimos 20 anos, o setor obteve um aumento significativo no Brasil impulsionado pelo desenvolvimento tecnológico, o que propiciou o aperfeiçoamento da indústria de sementes e insumos e, consequentemente, um impacto notável na atividade agropecuária. “A incorporação da tecnologia digital na atividade rural e o cuidado ambiental são as expectativas para o futuro do agro nacionalmente. Prevejo um cenário positivo para o setor nos próximos anos. O Agro brasileiro tem todas as condições de ser um grande player, ter ganhos de produtividade, de incorporação de terras eu ainda podemos produzir. Somos um dos poucos países do mundo que pode aumentar sua atividade agrícola sem envolver desmatamento”, exemplifica Machado.
O Agro Negócios ainda enxerga que a produção agrícola é totalmente convergente com a pauta ambiental, o que reflete uma exigência cada vez maior que abrange o setor como um todo. Nesta narrativa a rastreabilidade social e ambiental são aspectos aliados para o Brasil cumprir expectativas de mercado.
Sobre a FIA Business School
Criada em 1980, a FIA Business School é referência entre as escolas globais de negócios do Brasil e da América Latina.
Atua em educação executiva, pesquisa e consultoria com soluções customizadas para organizações do setor privado e público – uma referência no Brasil e no mundo. Porque ensina você a transformar conhecimento em resultados que mudam o jogo – no mundo dos negócios e na sociedade.
Sua fundação se deu por professores da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA-USP) com a missão de desenvolver e disseminar o conhecimento e as melhores práticas em Administração. Os MBAs da FIA são credenciados pela AMBA (Association of MBAs), sediada em Londres e, desde 2004, frequenta as publicações internacionais de melhores MBAs, incluindo Financial Times e EuropeanCEO.
A graduação em Administração de Empresas foi avaliada pelo ENADE como a melhor em Administração em Negócios na cidade de São Paulo, e alcançou por três vezes consecutivas 5 estrelas na avaliação do Guia do Estudante.
Informações para imprensa:
Agência Fato Relevante – imprensafia@agenciafr.com.br