fbpx

Novo catalisador CircleStar™ da BASF diminui a pegada de CO2 na cadeia de valor do bioetileno

Novo catalisador CircleStar™ da BASF diminui a pegada de CO2 na cadeia de valor do bioetileno
  • O CircleStar™ melhora a seletividade e reduz as emissões de carbono em mais de 10% para produtos que vão desde combustíveis para aviação até o plástico
  • A nova geometria leva a uma melhor transferência de massa e maior vida útil do catalisador
  • O CircleStar™ contribui para a transformação da indústria química em neutralidade climática

A BASF apresenta o CircleStar™, um catalisador inovador de desidratação para processar matérias-primas renováveis. O novo catalisador em forma de estrela atinge uma seletividade de 99,5% para a conversão de etanol em etileno (E2E). Com uma temperatura operacional, mais de 25°C mais baixa em comparação com os processos convencionais, o CircleStar™ ajuda a diminuir a pegada de carbono na cadeia de valor do bioetileno para produtos que variam de combustível para jato a plásticos em mais de 10%, mantendo o mesmo desempenho.

O desempenho superior deste catalisador inovador se deve à sua forma de estrela única que maximiza a área de superfície geométrica ativa para a reação.

Além disso, a densidade compactada no leito do reator é significativamente menor em comparação com os catalisadores de formato convencional, afetando a otimização geral do custo da reação. A nova geometria também leva a uma melhor transferência de massa e a uma vida útil mais longa do catalisador devido à temperatura de operação benéfica e ao perfil deprimogênio.

O processo E2E desempenha um papel fundamental para que a indústria química se transforme em neutralidade climática e atinja suas metas líquidas de neutralidade de carbono. A BASF tem uma profunda experiência de mais de 25 anos em E2E com desenvolvimento e testes de catalisadores exclusivos disponíveis. O Etileno existente é 99% fóssil, enquanto o catalisador E2E da BASF oferece a possibilidade de mudar o Etileno e sua cadeia de valor derivada para torná-lo biológico. Neste processo, o CircleStar™ ajuda a diminuir ainda mais as emissões de CO2 na rota biológica, permitindo operações com temperaturas mais baixas, maior vida útil e menor queda de pressão no leito do catalisador.

“Nosso novo CircleStar™ para a conversão de bioetanol em bioetileno tem excelentes propriedades de produto e ajuda nossos clientes a aumentar significativamente sua eficiência de produção, reduzindo as emissões de carbono e apoiando suas metas líquidas de neutralidade de carbono”, disse Detlef Ruff, vice-presidente sênior de Catalisadores de Processos da BASF.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *