A Operação denominada “Hemera”, investiga fraudes no Proagro. Participaram da ação 30 agentes, que cumpriram nove mandados de busca e apreensão em Passo Fundo, Ijuí, Tapera e Salto do Jacuí.
A Polícia Federal comandou a Operação Hemera na última terça-feira, 30 de junho. A investigação é sobre fraudes no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária – Proagro. De acordo com as informações cedidas, foram 30 agentes, que cumpriram ao todo nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Passo Fundo, Ijuí, Tapera e Salto do Jacuí.
Plano Safra 2020/2021 entra em vigor nesta quarta-feira
A saber, a investigação está em curso desde 2019, apurando possíveis fraudes na obtenção do seguro agrícola. Isso referente às safras de 2016 e 2017.
Da mesma forma, os agricultores obtiam o financiamento agrícola, através de Pronaf e Pronamp, e na sequência alegavam perdas na produção. Para isso, eles utilizavam notas fiscais de aquisição de insumos – adulteradas – e então recebiam o seguro. Dentro das diligências já realizadas, houve a identificação de que um grupo de empresas e pessoas físicas forneciam as notas fiscais aos agricultores.
Em resumo, a investigação é sobre falsificação de documento particular, uso de documento falso e tentativa de estelionato. Empresas e pessoas envolvidas não tiveram identidades reveladas.
1 Comment