Setor produtivo pede prorrogação de dívidas por danos causados pela estiagem.
Entidades ligadas ao agronegócio do Rio Grande do Sul já solicitaram ao Governo do Estado a prorrogação das dívidas e parcelas dos produtores rurais.
Igualmente, foi pedida ampliação do zoneamento do plantio da soja para 31 de janeiro, e do milho para 29 de fevereiro.
De acordo com instituições ligadas ao setor, estas são medidas necessárias para amenizar as perdas dos produtores rurais. Em resumo, mais uma vez o problema é a forte seca que algumas regiões do Estado enfrentam.
Nesse meio tempo, a Secretaria da Agricultura fez os levantamentos necessários. Sem dúvida esta é a pior seca desde a safra 2012/2013.
Estiagem: Nove municípios do RS decretam situação de emergência
Por consequência, a FecoAgro-RS estima que as perdas na soja já chegam a 13%, enquanto no milho a queda na produção foi de 33%.
Ainda assim, há casos de produtores rurais com estimativas de prejuízos maiores.
Sob o mesmo ponto de vista, o último relatório oficial sobre a estiagem, feito pela Secretaria da Agricultura do RS, trouxe as previsões meteorológicas para os próximos dias.
SEARCA promove palestra técnica sobre mitigação de estresses e fisiologia da soja
Confira as previsões para o tempo nos próximos dias:
O tempo permanece firme, e a propagação de uma área de baixa pressão provocará chuva em todas as regiões, com possibilidade de temporais isolados. A chuva esperada para o período deverá oscilar entre 20 e 35 mm em grande parte do território gaúcho, e somente nos Campos de Cima da Serra e no Litoral Norte, os volumes deverão ser inferiores a 20 mm. Nas Missões, Alto vale do Uruguai, Vale do Taquari e na Zona Sul os valores deverão variar entre 35 e 50 mm, e poderão alcançar 70 mm em alguns municípios
TENDÊNCIA (23 A 31 DE JANEIRO DE 2020)
No restante de janeiro o padrão anterior deverá permanecer, com pelo menos dois episódios de chuva expressiva sobre o Estado.
TENDÊNCIA (FEVEREIRO DE 2020)
A previsão climática indica o retorno das chuvas para todo Estado. Os valores esperados deverão ficar próximos da média histórica na maioria das regiões. Apenas na Campanha, em áreas mais próximas a fronteira com Uruguai espera-se precipitações ligeiramente abaixo do normal.
Foto de capa: O Leitor Agrocampo, Jader Sost, registrou perdas em sua lavoura de soja no município de Jóia-RS.
2 Comments