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Com campanha “Barter em Campo”, Syngenta auxilia agricultores em mercado incerto por meio de operações de barter

Com campanha “Barter em Campo”, Syngenta auxilia agricultores em mercado incerto por meio de operações de barter

Empresa é a única do mercado agro nacional que possui uma instituição financeira chinesa como financiadora para suas operações em barter

A Syngenta vem investindo na oferta de operações estruturadas para produtores rurais de várias regiões do País. Para a safra 23/24, a companhia lança a campanha “Barter em Campo”, que visa negociar os insumos da safra com a produção de cultivos como soja, milho, café e algodão.

A medida permite que o produtor troque defensivos por grãos – um sistema que oferece vantagens como segurança na operação e o travamento dos custos dentro da Nutrade, a plataforma de negócios da Syngenta Proteção de Cultivos.

A campanha foi desenvolvida, principalmente, para apoiar os produtores em um momento de queda dos preços das commodities e é a única do mercado agro nacional que possui uma instituição financeira chinesa como financiadora para as operações no setor.

“Um dos principais desafios para a safra 2023/24 é o baixo preço das commodities. Esta campanha, chamada de Barter em Campo, vai auxiliar os agricultores na comercialização da produção, caso os grãos sigam se desvalorizando no mercado internacional, e assegurará que os custos de produção sejam fixos. Isso proporciona maior segurança aos agricultores, que não terão o risco de perder valores expressivos caso o mercado siga em queda”, destaca Fernando Borba, Gerente de Barter da Syngenta.

Ao todo, a Syngenta pretende movimentar R$800 milhões em operações de barter nos próximos meses. Esse recurso será utilizado para viabilizar ao cliente a compra de fertilizantes impulsionando, assim, a capacidade de negociação do agricultor e assegurando o retorno a um custo fixo após a colheita em forma de commodities. Esse benefício está atrelado obrigatoriamente ao uso de produtos agroquímicos da Syngenta Proteção de Cultivos.

Outro diferencial desse movimento é a política de gerenciamento de riscos que foi aperfeiçoada pela empresa, contando não só com a logística para o escoamento da produção fornecida pelos produtores, mas também o compartilhamento de ganhos, proporcionando maior proteção para as operações junto aos clientes.

A Syngenta foi uma das empresas pioneiras na realização dessa modalidade financeira no Brasil, organizando um departamento específico para tratar do assunto, contando com uma estrutura bem consolidada para realizar operações de barter seguras, viabilizando, assim, benefícios expressivos para os produtores.

“Há mais de 20 anos, a Syngenta conta com uma trading própria, a Nutrade, que tem grande participação neste sistema e contribui para reduzir os riscos das ações e prover soluções inovadoras, com base na análise das necessidades de cada cultura e com foco no agricultor”, reforça Borba.

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