O Covid19 trouxe questionamentos a avicultores e suinocultores a respeito do impacto do vírus na produção animal. Pensando nisso, a Embrapa disponibilizou duas Instruções Técnicas.
Os pesquisadores elaboraram as ITs com o objetivo de esclarecer sobre a doença Covid19, nessas duas áreas de intensa produção no Brasil, a de aves e suínos.
De acordo com os autores das publicações, os pesquisadores Clarissa Vaz, Iara Trevisol e Luizinho Caron, os novos hábitos e cuidados adotados são eficazes. A saber, afirmam ainda que a pandemia não impede o prosseguimento das atividades avícola e suinícola.
Acima de tudo, as Instruções Técnicas destacam que o vírus é transmitido somente entre humanos. Os estudos mais recentes apontam que suínos ou outros animais de produção não se infectam com o vírus.
Comitê de crise monitora impactos do Coronavírus na produção agrícola
Ainda assim, o contágio acontece em humanos, o que faz com que se busque medidas de biosseguridade nas granjas. Para isso, é restrito acesso nas instalações, reforçando as medidas indicadas pela OMS.
Além disso, as medidas falam ainda da desinfecção rotineira dos materiais que chegam ao local, bem como a execução do trabalho e a distância de 1m de cada pessoa.
Com o fim de minimizar os riscos, solicita-se ainda que o produtor use roupas e calçados próprios do local durante a execução do trabalho, e tome banho antes e depois do acesso à granja.
A Instrução Técnica para o Avicultor – ITA 38 e a Instrução Técnica para o Suinocultor – ITS 24 estão disponíveis nos links:
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/212047/1/final9420.pdf
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/212103/1/final9421.pdf