O Sistema de Plantio Direto (SPD) representa uma revolução na forma de se fazer agricultura nos trópicos, especialmente no Brasil. Aliado à segunda safra, e mesmo à terceira em alguns casos, representa uma vantagem comparativa e competitiva para a agricultura nacional.
“Trata-se de um sistema de produção econômico, social e ambientalmente sustentável, principalmente frente às práticas tradicionais de agricultura”, explica o pesquisador Alexandre Martins Abdão dos Passos, coordenador técnico-científico da nova capacitação on-line gratuita da Embrapa Milho e Sorgo.
O treinamento será oferecido no ambiente virtual de aprendizagem da Embrapa, a partir de 29 de abril de 2020, com vagas limitadas. Destinado a estudantes, agricultores, técnicos e demais profissionais atuantes no setor agropecuário, este curso terá 15 horas-aula.
O treinamento aborda as premissas básicas do sistema plantio direto e discorre até as etapas de planejamento e implantação do sistema.“Esta é a quarta capacitação on-line gratuita preparada pela Embrapa Milho e Sorgo neste período de isolamento por causa da pandemia da Covid-19. Estamos comprometidos em continuarmos conectados com o setor produtivo do agro nesse momento. Nos três primeiros cursos, recebemos mais de 17 mil inscrições de todo o Brasil”, ressalta a coordenadora administrativa da capacitação Myriam Maia Nobre.
Corteva Agriscience promove iniciativa em parceria com a Embrapa “teste”
Alexandre Abdão relata que apesar de o SPD ser aprovado e reconhecido por especialistas, segundo dados do último censo agropecuário de 2017, aproximadamente 45% das propriedades rurais ainda utilizam métodos tradicionais de preparo de solo. “Agrega-se ainda, nos últimos anos, termos verificado que diversas áreas sob semeadura direta têm retrocedido nos processos de conservação de solo e água, com a retirada de terraços, a ausência de rotação de culturas e outras ações”, afirma o pesquisador.
“Há, portanto, largo campo para adoção do sistema em sua plenitude no Brasil”, conclui Abdão”, enfatizando que “a implantação do SPD de forma plena representa colher benefícios, especialmente em anos de ocorrência de eventos climáticos extremos, como a seca”.
Além do conteúdo do curso, estão disponíveis publicações e vídeos complementares. O aluno terá 30 dias para concluir a capacitação.
Para assistir ao vídeo gravado pelo pesquisador Alexandre Abdão, clique aqui.
Serviço
Curso: Sistema Plantio Direto
Realização: Embrapa Milho e Sorgo
Vitrine de capacitações on-line Embrapa: https://www.embrapa.br/e-campo Inscrições a partir de 29/4/2020
Investimento: gratuito
Mais informações pelo e-mail: e-campo@embrapa.br
Para se inscrever, clique aqui.
1 Comment