A iniciativa — realizada em parceria com a Bunge, ICL, Nitro, PwC e Ultragaz — explora seis verticais da cadeia de alimentos e bebidas
Comprometido com a visão de orquestrar o ecossistema de inovação em Ag&FoodTech, o AgTech Garage — maior hub de inovação do agronegócio na América Latina — abre as inscrições para seu 1° Circuito de Inovação FoodTechs. A iniciativa é realizada ao lado de cinco parceiros do hub: Bunge, ICL, Nitro, PwC e Ultragaz, que buscam soluções inovadoras em seis verticais. São elas: embalagens; food safety (segurança alimentar); combate ao desperdício de alimentos; varejo e food marketplace; produção atrelada à sustentabilidade e alimentos do futuro. As startups interessadas em participar do circuito de inovação têm de 31 de maio a 1° de julho para se inscreverem através do site do AgTech Garage.
“O AgTech Garage está em constante crescimento, já soma mais de 80 parceiros, e tem trazido para a comunidade empresas de toda a cadeia de produção de alimentos, do campo à mesa do consumidor”, afirma José Tomé, CEO do hub. O movimento acompanha a necessidade de ampliação da produção de alimentos de forma sustentável, a fim de suprir a demanda de uma população de 10 bilhões de habitantes até 2050. “O setor de food é de extrema relevância para nós, como hub temático de referência no agronegócio mundial. E, por meio desta chamada, esperamos atrair soluções de fronteira para atender aos nossos parceiros e ampliar a comunidade de startups do AgTech Garage, que já integra mais de mil ag&foodtechs”, diz.
Os parceiros do 1° Circuito de Inovação FoodTechs
Parceiras do circuito, as empresas Bunge, ICL, Nitro, PwC e Ultragaz reafirmam seu compromisso com a cadeia do agronegócio de ponta a ponta, entendendo a relevância das suas ações para gerar as melhores experiências do campo até depois da mesa do consumidor. Durante a realização do circuito de Inovação FoodTechs, os executivos das companhias participam do comitê de avaliação das startups em sessões de pitch day; podem interagir com as foodtechs por meio de mentorias e propor a realização de negócios, desde a contratação de soluções ao co-desenvolvimento com as startups. As empresas parceiras também financiam o ingresso de um grupo de foodtechs na rede de startups Membership do AgTech Garage, que conta com geração de valor exclusiva e acesso às entregas do hub.
No caso da ICL, Alfredo Walter, Gerente de PD&I para a América Latina, destaca que a empresa está estrategicamente conectada a todos os temas do circuito.
“Em 2022, inclusive, declaramos nosso absoluto comprometimento em criar soluções responsáveis para os desafios de sustentabilidade da humanidade nos mercados globais de alimentos, agricultura e produtos industriais”, diz Walter. Líder global em minerais especiais, a ICL conta com um braço de desenvolvimento de aditivos alimentares, a ICL Food Specialties, fornecedora de ingredientes que proporcionam textura e estabilidade a diferentes alimentos e bebidas e contam também com características funcionais.
Na Nitro, Fernando Ferreira, Gerente de P&D de Especialidades Químicas e Gestão de Inovação, vê uma série de sinergias com o circuito. “Atuamos em duas etapas da cadeia de food: antes da porteira, com produtos para nutrição de plantas, animais e biodefensivos, e fornecendo insumos para embalagens de alimentos. Estamos entusiasmados com o Circuito de Inovação FoodTech do Agtech Garage, que nos permitirá entrar em contato com diferentes foodtechs e acelerar novas tecnologias e modelos de negócio”, diz Ferreira. A prioridade são soluções em embalagens sustentáveis, economia circular e novas tecnologias para embalagens.
“Além disso, temas como produção sustentável e digitalização da cadeia de food podem trazer soluções ESG e de transformação digital adaptáveis às nossas necessidades”, completa.
Maurício Moraes, sócio e Líder de Agronegócio da PwC Brasil, tem a expectativa de que surjam negócios interessantes na vertical do “futuro dos alimentos”, algo que chama a atenção tanto em função da necessidade de uma produção mais sustentável como das exigências dos consumidores. “Os temas são diversos e todos têm sua relevância, desde a produção atrelada à sustentabilidade, passando pelo processamento, marketplace e o futuro dos alimentos”, completa. Para a PwC, como uma firma de consultoria e auditoria, a oportunidade de participar do circuito é estratégica e alinhada com seu propósito de construir confiança na sociedade e resolver problemas importantes.
“Nosso time de solvers se reúne para apoiar na solução de desafios e gerar resultados sustentáveis”, afirma Moraes. “As mudanças de hábitos dos consumidores afetam os modelos tradicionais de operação e comercialização com grandes oportunidades no mercado, e estamos prontos para apoiar os clientes em todas as frentes”.
Presente em mais de 11 milhões de lares brasileiros e cerca de 58 mil negócios empresariais, a Ultragaz quer se conectar a foodtechs com objetivos e ideias que possam gerar um diferencial no desenvolvimento de negócios sustentáveis para seus clientes sobretudo do foodservice, a partir dos temas de varejo e food marketplace. A área de foodservice é um dos principais segmentos da companhia, que atende restaurantes, bares, churrascarias, pizzarias, cozinhas industriais, redes de fast-food, entre outros. “A estratégia da empresa é desenvolver soluções que atendam a necessidade e a demanda de cada um desses segmentos do foodservice, sempre tendo como base a segurança, a inovação, a tecnologia e a sustentabilidade”, destaca Ana Eliza Vairo, Gerente de Desenvolvimento de Soluções da Ultragaz.
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Abaixo, confira em detalhes os temas do evento
-> Embalagens
- materiais de embalagens;
- embalagens inteligentes;
- embalagens sustentáveis;
- novos métodos alternativos de reciclagem de embalagens.
-> Food Safety
- aumento de shelf-life (vida útil do produto);
- rastreabilidade;
- novas tecnologias de controle de temperatura;
- tecnologias de detecção de patógenos;
- tecnologias que garantam uma manipulação segura de alimentos.
-> Desperdício de alimentos
- tecnologias para reduzir o desperdício de alimentos;
- tecnologias em gestão de resíduos alimentares e descartes na alimentação;
- novas tecnologias que ajudem na redução de desperdício de alimentos na colheita e pós-colheita, no processo de fabricação e nos estabelecimentos de refeições.
-> Varejo e Food Marketplace
- tecnologias em processos digitais no setor Food;
- tecnologias para experiência do cliente;
- tecnologias para a logística de entregas;
- tecnologias de gestão de restaurantes e estabelecimento de comida.
-> Produção atrelada à sustentabilidade
- tecnologias que permitem o “upcycling” (reaproveitamento de objetos);
- redução de carbono na indústria;
- tecnologias que permitam processos mais limpos e sustentáveis;
- tecnologias para produção de alimentos “clean label” (rótulo limpo);
-> Alimentos do futuro:
- tecnologias de novos ingredientes para alimentos e bebidas;
- produção alternativa de proteínas.
POR ASSESSORIA