Os benefícios da tecnologia HomeBiogas, presente em mais de 100 países, para o produtor que busca o cultivo mais sustentável e livre de insumos químicos e sintéticos serão apresentados no estande da Emater/RS-Ascar.
É grande a expectativa dos organizadores para a 45ª Expointer, que será realizada entre 27 de agosto e 4 de setembro de 2022, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Nos últimos dois anos, a feira ocorreu em meio a um cenário de restrições impostas pela pandemia: fechada ao público em 2020 e com número restrito de visitantes em 2021. Para esta edição são esperados mais de 600 mil visitantes.
Nesse cenário, em meio às exposições e vendas de produtos e de animais, aos eventos técnicos e debates, oficinas, leilões e shows artísticos e culturais, também será apresentada aos visitantes a tecnologia dos biodigestores Homebiogas. A solução estará no espaço reservado à Emater/RS-Ascar, entidade que tem por objetivo fomentar a Agricultura Familiar, a partir do acompanhamento técnico e a capacitação dos agricultores.
Em um espaço de 14 mil m² do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar, a Emater/RS-Ascar abordará entre as temáticas principais que envolvem a Agricultura Familiar, a da valorização dos bioinsumos que que permitem a redução do uso de defensivos e de insumos sintéticos/químicos em busca de uma produção mais sustentável.
O biodigestor na Expointer 2022
Esse ano será apresentada aos visitantes a solução inovadora dos biodigestores HomeBiogas, presente em mais de 100 países e que transforma resíduos sólidos orgânicos (fezes caninas, esterco animais, restos de comida, verduras, legumes, pó de café, erva mate, cascas de frutas, entre outros) em biogás para cozinhar e em biofertilizante líquido natural para a fortalecimento do solo, que melhora a produtividade dos cultivos.
O biodigestor, Homebiogas, estará em funcionamento em uma carreta móvel, na qual os visitantes poderão conhecer o processo da biodigestão: quando os organismos vivos (bactérias anaeróbicas), presentes nesses equipamentos, transformam os resíduos em outros subprodutos evitando, que sejam descartados incorretamente ou enviados para aterros já superlotados minimizando a contaminação do solo e reduzindo a emissão de gases de efeito estufa.
São muitas as vantagens dessa solução nas propriedades rurais, para o produtor familiar e, principalmente para quem cultiva alimentos orgânicos, uma vez que um dos insumos que o processo de biodigestão produz é um biofertilizante líquido, natural, rico em macro e micronutrientes e ótimo para o fortalecimento do solo.
Esse bioestimulante natural nutre e melhora as características do solo, possibilitando que as plantas façam uma rápida absorção dos nutrientes, além de elevado teor de matéria orgânica. Essa composição pode, inclusive, ser adequada para atender a cada tipo específico de cultura, a partir do tipo de resíduo orgânico que cada um coloca em seu biodigestor – variação de quantidades e tipos de estercos, resíduos, sais solúveis ou bactérias.
Isso sem falar no biogás para cozinhar, outro subproduto da biodigestão e uma energia renovável. Além do uso para a cozinha, o biogás também pode ser usado para beneficiar uma produção local, como ser utilizado para fazer doces ou geleias de uma determinada fruta produzida localmente, por exemplo. O resultado é uma produção limpa, benéfica ao meio ambiente, com maior economia e com melhor resultado no produto final.
Para apresentar a tecnologia HomeBiogas, Angelita Luizetto Walter (conhecida como Angelita Semeadora, de Dois Irmãos), Alexandre Milke, de Porto Alegre, João Carlos Ramos, de São Marcos e Cleiton Ribas, de Santa Rosa, todos parceiros comerciais, atuando no estado do Rio Grande do Sul, da Biomovement Ambiental, empresa que representa com exclusividade a HomeBiogas no Brasil, estarão presentes no evento a convite da EMATER/RS.
Para Leandro Toledano, CEO da Biomovement Ambiental, que atua baseada nos pilares da tecnologia, da inovação e do desenvolvimento sustentável, participar de eventos como a Expointer e poder apoiar o desenvolvimento do agronegócio brasileiro é parte da missão da empresa e de seus parceiros.
“Queremos levar cada vez mais longe as inovações que promovem sustentabilidade, autonomia e potencializam a atuação do agricultor brasileiro, gerando economia, e cuidado com o nosso meio ambiente e por ser uma empresa pautada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Participar desse evento junto com nossos parceiros comerciais cumprem uma das metas do objetivo 17, parceria e meios de implementação, pois juntos com certeza somos muitos mais fortes e esse trabalho se completa”, afirma Toledano.
EXPOINTER 2022
Data: 27 de agosto a 4 de setembro de 2022
Horário: 8h às 20h
Local: Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Endereço: O parque de Exposições fica localizado no KM 13 da BR 116 (via lateral) em Esteio/RS
Ingressos: https://www.expointer.rs.gov.br/quero-visitar
Site: https://www.expointer.rs.gov.br
Para saber mais sobre a tecnologia Homebiogas, acesse: homebiogas.com.br