O segundo dia da Expodireto Cotrijal trouxe o debate sobre as perspectivas do mercado em relação à produção de alimentos, no 31º Fórum Nacional da Soja. Sobretudo, produtores interagiram com os palestrantes em um espaço lotado.
Primeiramente, Alexandre Mendonça de Barros, engenheiro agrônomo e doutor em economia aplicada. Ele ministrou sobre as “Perspectivas da Economia Agrícola no Brasil e no Mundo”, fazendo uma análise do mercado e respectivos impactos.
Dentre os assuntos abordados, destacou-se a atual situação do Coronavírus, fazendo um paralelo com o surto de gripe suína na China, que levou o governo a abater boa parte do rebanho suíno chinês. Similarmente, nessa situação, houve aumento no preço da carne, já que o caso seguiu para o desabastecimento.
Arena Agrodigital é uma das novidades da Expodireto Cotrijal
Em seguida, Fábio Teixeira, fundador e CEO da Hypercubes, abordou o tema “Construindo uma Equipe Homem-Máquina para Alimentar o Mundo”. Em resumo, a tecnologia foi o principal debate, com a análise de solo por meio de um nanossatélite, que deve ser colocado em órbita no segundo semestre de 2020.
Dessa maneira, a Terra poderá ser fotografada da superfície, fazendo uma análise da saúde do solo. Até o lançamento oficial dos produtos – que deve acontecer no final de 2021 – serão feitos estudos posteriores ao lançamento do satélite.
Tecnologia e evolução resultam em auditório lotado
O Fórum Nacional da Soja teve lotação máxima, com a participação efetiva dos produtores nos debates e palestras. A tecnologia como aliada ao melhor manejo e às análises tem chamado cada vez mais a atenção para melhorar a rentabilidade da lavoura. Como sempre, o Fórum trouxe debates de interesse do produtor, esclarecendo dúvidas e trazendo as novidades do mundo agro.
2 Comments